'Genética impecável': vaca brasileira que vale R$ 21 milhões é clonada

há 1 mês 4

Transferência para "barriga de aluguel". Depois de sete dias, o embrião é transferido para uma vaca receptora —que funciona como uma barriga de aluguel. O nascimento acontece entre 285 e 293 dias depois, a depender da raça do animal.

Feto fruto da clonagem não rompe bolsa sozinho. Naturalmente, é o feto que "avisa" a mãe que está na hora de nascer —quase como o trabalho de parto humano. Mas, na clonagem, isso não acontece. "Não sabemos muito bem ainda o porquê", explica o especialista. Por isso, muitas vezes tem que ser feita uma cesariana.

O fato de ser uma cesariana pode demandar mais cuidados com os bezerros nascidos. E uma fragilidade qualquer pode comprometer a vitalidade desse animal nas primeiras semanas de vida.
Maurício Machaim Franco

Clonagem tem eficiência baixa e custo elevado. "Esse é um dos motivos pelos quais os animais mais valiosos são os principais animais a serem clonados", explica o pesquisador. A taxa de eficiência da clonagem gira em torno de 4%, considerada muito baixa em comparação à fertilização in vitro, por exemplo.

Apesar de ser um procedimento relativamente novo, temos que considerar que o primeiro clone de um mamífero adulto, a ovelha Dolly, ocorreu há quase 30 anos. O que faz essa taxa ser tão baixa é a nossa ainda pouca compreensão do porquê o óvulo não reconhece bem o DNA da célula.
Maurício Machaim Franco

Cerca de 50 clones de zebuínos são feitos no Brasil por ano. Segundo o pesquisador, algumas das raças que representam esse grupo, são: Nelore, Gir, Guzerá e Sindi. A vaca Vitória, da Embrapa, foi o primeiro bovino clonado no Brasil, em 2001.

Leia o artigo completo