Na primeira pesquisa divulgada pelo Datafolha sobre o segundo turno das eleições municipais, o prefeito de Belo Horizonte (MG), Fuad Noman (PSD), candidato à reeleição, aparece na liderança das intenções de voto, com 48% da preferência do eleitorado.
Ele tem 7 pontos percentuais de vantagem sobre o deputado estadual Bruno Engler (PL), que marca 41%.
Veja os números:
Continua depois da publicidade
Fuad Noman (PSD): 48%
Bruno Engler (PL): 41%
Em branco/ nulo/ nenhum: 8%
Não sabe: 4%
A soma dos percentuais dá 101% por causa do arredondamento dos números, esclarece o Datafolha.
No primeiro turno das eleições, disputado no último domingo (6), Engler foi o mais votado, com 34,38% dos votos válidos (435.853), ante 26,54% de Noman (336.442).
Continua depois da publicidade
No segundo turno da eleição na capital de Minas, Fuad Noman conta com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e da esquerda — após seu candidato, Rogério Correia (PT), ter sido derrotado no primeiro turno. Bruno Engler, por sua vez, segue apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Rejeição
Segundo o levantamento do Datafolha, o candidato mais rejeitado pelos eleitores no segundo turno da disputa em Belo Horizonte é Bruno Engler – 48% dos entrevistados dizem que não votariam nele em nenhuma hipótese.
Fuad Noman, por sua vez, aparece com 39% de rejeição.
Continua depois da publicidade
Espontânea
Na pesquisa espontânea, em que os entrevistados não têm acesso à lista com os nomes dos candidatos, Fuad Noman aparece numericamente à frente, com 35% da preferência. Bruno Engler tem 31%. Ambos estão tecnicamente empatados.
A pesquisa
O Datafolha entrevistou 910 eleitores, de 16 anos ou mais, entre os dias 8 e 9 de outubro de 2024, na cidade de Belo Horizonte. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento foi contratado pela Folha de S.Paulo e pela TV Globo e está registrado na Justiça Eleitoral sob o número MG-09634/2024.