Ford Fiesta e Focus podem retornar ao mercado; entenda

há 4 meses 41

A história do Ford Fiesta chegou ao fim em julho de 2023, quando o último veículo da geração atual foi produzido. No entanto, o que parecia ser um “adeus” definitivo pode ter sido apenas um adeus temporário. Segundo a Autocar, a Ford tem planos para lançar vários modelos compactos a partir de 2026, todos baseados em uma nova plataforma.

O desenvolvimento da nova arquitetura foi confiado a Alan Clarke, um ex-engenheiro da Tesla. Com base nessa plataforma, estão sendo planejados novos modelos compactos e mais econômicos, que serão posicionados abaixo do Explorer, Capri e Mustang Mach-E.

VEJA TAMBÉM:

De acordo com Marin Gjaja, diretor de operações da divisão Model E da Ford, o primeiro carro baseado na nova plataforma será lançado entre o final de 2026 e o início de 2027. Ele fará sua estreia primeiro nos Estados Unidos, antes de ser comercializado também na Europa e ainda sem previsão para vir para o Brasil.

Ford Fiesta segue popular

Os recursos empregados pela Ford para esta plataforma são relevantes. Um relatório recente do site americano TechCrunch revelou que a equipe trabalhando na arquitetura soma cerca de 300 pessoas, incluindo engenheiros da Tesla, Rivian e Apple, além de membros da Fórmula 1.

Quanto ao motor, Gjaja explica que a nova arquitetura usará provavelmente a tecnologia de bateria de lítio-ferro-fosfato (LFP) de baixo custo, que está rapidamente se tornando dominante em veículos elétricos.

Além disso, os formatos desses futuros Fords “não serão convencionais” e serão “diferenciados” em seus respectivos segmentos. Resta aguardar os próximos desenvolvimentos para ver em que direção os planos da marca americana irão seguir.

Newsletter

Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Leia o artigo completo