Folha realiza pré-estreia de 'O Brutalista', drama com dez indicações ao Oscar

há 3 horas 1

A Folha promove uma sessão gratuita e um debate sobre "O Brutalista" (2024), dirigido por Brady Corbet, na próxima quarta-feira (12), às 18h, no Cine Marquise, localizado dentro do Conjunto Nacional, na avenida Paulista. Indicado a dez categorias do Oscar 2025, inclusive a de melhor filme, o longa estreará nos cinemas brasileiros no dia 20 de fevereiro.

Ambientado em 1947, o drama narra a história do arquiteto húngaro László Toth (Adrien Brody) e sua esposa, Erzsébet (Felicity Jones). Em busca de recomeço após a Segunda Guerra Mundial, o casal foge da Europa e se estabelece nos Estados Unidos, onde o arquiteto conhece o industrial Harrison Van Buren (Guy Pearce) e recebe a proposta de projetar um monumento modernista.

A direção de Brady Corbet foi premiada na 81ª edição do Festival de Veneza, realizada em setembro, e na última edição do Globo de Ouro, no início deste ano, que também reconheceu "O Brutalista" como melhor drama e Adrien Brody como melhor ator deste gênero.

Pela mesma categoria, o diretor foi indicado ao DGA Awards, prêmio do sindicato dos diretores dos Estados Unidos, e ao Oscar, no qual o longa acumula nomeações em mais nove quesitos: melhor ator (Adrien Brody), roteiro original, atriz e ator coadjuvantes (Felicity Jones e Guy Pearce, respectivamente), trilha sonora, direção de arte, montagem e fotografia, além de melhor filme.

Após a exibição, o filme, que tem duração de 3h36 e um intervalo de 15 minutos na metade, será debatido pelo jornalista Silas Martí, editor da Ilustrada e mestre em arquitetura e urbanismo pela USP, e pelo arquiteto Fabio Valentim, professor associado da Escola da Cidade e sócio do estúdio UNA Barbara e Valentim Arquitetos. Os ingressos são gratuitos e serão distribuídos no local a partir das 17h30.

Leia o artigo completo