A Folha lança nesta sexta (18) Vita, uma ferramenta de inteligência artificial para responder a dúvidas sobre câncer de mama, com vídeos exclusivos gravados com profissionais do Hospital Sírio Libanês. Para usar, basta acessar folha.com/vita.
No sábado, 19 de outubro, é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama.
A plataforma é baseada em processamento de linguagem natural, IA capaz de compreender a linguagem humana para gerar conteúdo. Os dados utilizados nas respostas são baseados inteiramente em documentos, guias e relatórios do hospital, além de entrevistas com diferentes profissionais da entidade.
O usuário faz as perguntas que desejar, relacionadas de câncer de mama, e a plataforma também sugere questões direcionadas sobre a doença, sintomas, tratamentos e cuidados. Diversas respostas são acompanhadas de vídeos de um médico do hospital.
São mais de 200 vídeos gravados pela Folha com oncologistas, mastologistas, radioterapeutas, patologista e geriatra, além de enfermeiras, psicóloga, fisioterapeuta, nutricionistas e consultora de imagem.
A interação com a ferramenta não substitui exames e consultas, tampouco realiza diagnósticos ou prescrições de tratamentos e medicamentos. Como em qualquer produto com IA, pode haver resultados inesperados.
Para Artur Katz, diretor do Centro de Oncologia do Hospital Sírio-Libanês, "empoderar as mulheres com conhecimento é o primeiro passo para que possam agir de forma eficaz na prevenção, no diagnóstico precoce e no tratamento do câncer de mama", diz.
"A Vita serve como um instrumento valioso, oferecendo dados seguros e confiáveis, mas jamais substitui a consulta e o acompanhamento com profissionais de saúde, fundamentais para garantir o cuidado e a proteção contra o câncer e outras doenças", completa o médico.
A Folha tem outra ferramenta com IA, o CozinhAÍ, um assistente de inteligência artificial para te ajudar a preparar receitas na cozinha.
Esta reportagem faz parte do projeto Vita, desenvolvido com apoio do Hospital Sírio-Libanês