Folha lança série sobre os desafios e a importância da doação de órgãos no Brasil

há 7 meses 35

A Folha lança neste sábado (7) a série Doe Órgãos, que irá abordar os desafios e a importância da prática no Brasil.

O lançamento ocorre em referência ao Setembro Verde, mês de conscientização e incentivo à doação de órgãos. Em média, 3.000 brasileiros morrem por ano à espera de transplante de órgãos, como mostra reportagem de estreia.

O tema teve destaque no último ano após o apresentador Fausto Silva, 74, realizar um transplante de coração, em agosto de 2023, e ter os rins transplantados, em fevereiro deste ano.

Segundo relatório do 1º semestre de 2024 da ABTO (Associação Brasileira de Transplante de Órgãos), em junho, a lista de espera chegava a 64.265 pacientes ativos. Dessa quantidade, 35.695 esperavam por um rim.

A taxa de efetivação de doações no primeiro semestre (27%) foi 4,6% menor em relação a do ano anterior e em 10% à taxa projetada para este ano (30%). A menor efetivação aconteceu devido a uma maior taxa de não autorização de familiares e, também, de contraindicação médica, em relação à taxa prevista.

Os estados do Paraná, Santa Catarina e Rondônia tiveram as maiores taxas de doadores.

A ABTO afirmou que tem um semestre árduo pela frente e que, "para obter a meta prevista para o ano, temos que trabalhar nas três frentes: aumentar a doação, melhorar o aproveitamento dos órgãos e colocar em lista de espera todos os pacientes com indicação de transplante".

Cuide-se

Ciência, hábitos e prevenção numa newsletter para a sua saúde e bem-estar

A série Doe Órgãos é exclusiva para assinantes e faz parte do projeto Séries Folha, que já abordou assuntos como saúde mental, direitos reprodutivos, a criação de filhos e mostrou lugares incríveis para visitar no Brasil.

Na semana de lançamento do especial online, a Folha tem uma oferta para que os leitores tenham acesso a todo o conteúdo do jornal com pagamento de R$ 9,90 por mês para a assinatura premium.

Além de reportagens, colunas, blogs, newsletter e análises, a assinatura também dá acesso ao Clube Folha Gourmet, que traz descontos exclusivos em bares, restaurantes, teatros e cinema, por exemplo.

Leia o artigo completo