Folha lança série Na real, com diálogos entre negros em diferentes setores da economia

há 5 meses 7

A Folha publica nesta quarta-feira (6) o primeiro capítulo de série Na real, que discute a realidade de negros em diferentes campos da economia.

Por meio de diálogos, um profissional de destaque e um iniciante do mesmo setor vão debater a realidade do mercado e trocar experiências de trabalho e de vida. A série, que terá texto e vídeo, começa com o encontro entre a ministra Macaé Evaristo (Direitos Humanos e da Cidadania) e a servidora Paloma Fernandes Santana. Elas conversam sobre as perspectivas dos negros no serviço público.

Macaé, 59, é titular do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania desde setembro deste ano. Paloma, 31, é formada em psicologia e especializada em mulheres em situação de vulnerabilidade na Secretaria da Mulher do Distrito Federal.

Em 20 de novembro é lembrado o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, instituído como data comemorativa em 2011 e feriado nacional, em 2023.

Nos outros três episódios da série, haverá encontros —e diálogos— entre profissionais do mercado financeiro, especialistas em recrutamento e desempregados, e CEO e pequena empreendedora.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), pretos e pardos representam 54% da população brasileira, mas enfrentam condições de trabalho inferiores às dos brancos.

Em 2022, período pesquisado na Síntese de Indicadores Sociais da entidade, os brancos recebiam R$ 3.273 em média. Pretos e pardos, R$ 1.994.

Negros são maioria em áreas de menor rendimento, como serviços domésticos (66,4%) e construção civil (65%), enquanto brancos estão em maior número em setores que pagam melhores salários, como em informação e serviços financeiros (56,6%).

Leia o artigo completo