Folha lança Prêmio Todas, que homenageia mulheres de destaque em oito áreas

há 3 semanas 1

A Folha lança nesta quarta-feira (11) o Prêmio Todas, que homenageia mulheres de destaque em oito áreas do conhecimento, divididas nas categorias Ciência e Tecnologia, Cultura, Economia, Educação, Energia Limpa, Esporte, Política Pública e Saúde. Também foi escolhida a personalidade do ano.

O objetivo do prêmio é reconhecer as ganhadoras por meio dos trabalhos que desenvolveram em suas áreas de atuação, que fizeram com que se destacassem como uma profissional de excelência. As escolhidas são também mulheres que levam em consideração a importância da representatividade feminina e o avanço dos direitos do grupo no Brasil.

Para chegar às ganhadoras, foi selecionado um júri feminino com representantes das categorias que seriam premiadas, além de outras personalidades como jornalistas, empresárias, ativistas, acadêmicas e membros do terceiro setor. Cada membro do grupo foi escolhido para chegar a uma composição final heterogênea, levando em consideração diversidade étnico-racial, etária e de área de atuação.

Por meio de formulário online, em um primeiro momento as participantes do júri indicaram três nomes para concorrerem em cada categoria.

Em seguida, foram selecionadas três concorrentes de acordo com o maior número de indicações em cada categoria. Nos casos de empate no primeiro, segundo, ou terceiro lugar, todas foram levadas para a votação final, que elegeu uma ganhadora em cada categoria. As duas etapas de votação ocorreram de forma anônima.

Fizeram parte do júri as jornalistas da Folha Ana Estela de Sousa Pinto, editora de Economia; Flavia Lima e Luciana Coelho, editoras-assistentes de Redação; e lideranças de Saúde e da iniciativa Todas, como a editora Victoria Damasceno e a editora-adjunta Sílvia Haidar.

Também participaram colunistas do jornal, como a jornalista, professora da Faap e ativista Bianca Santana; a economista e coordenadora de políticas públicas do Livres Deborah Bizarria; a filósofa Djamila Ribeiro, e a professora da FGV (Fundação Getulio Vargas) Lorena Hakak.

Além destas, fizeram parte Andrea Fornes, head de parcerias de Notícias do Google para América Latina; Clara Marinho, conselheira do Instituto República.org; Claudia Gurfinkel, diretora de Parcerias, Mídias e Figuras Públicas para América Latina da Meta; Fernanda Delgado, CEO da Associação Brasileira da Indústria do Hidrogênio Verde; Luiza Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza e do Grupo Mulheres do Brasil; Maíra Liguori, diretora da ONG Think Olga; Neca Setubal, presidente do Conselho da Fundação Tide Setúbal; Priscila Cruz, presidente executiva do Todos Pela Educação, e Thais Junqueira, superintendente Geral da Umane.

Todas

Discussões, notícias e reflexões pensadas para mulheres

A distinção faz parte da iniciativa Todas, que completou um ano em outubro e foi criada com o objetivo de aumentar a produção de conteúdo voltado às mulheres em todas as áreas do jornal. O projeto, que abastece diariamente diversos núcleos editoriais da Folha, conta também com newsletter, redes sociais, grupos de leitura e uma comunidade de leitoras que interagem diariamente por meio de grupos no WhatsApp. A iniciativa tem também colunistas e blogueiras que escrevem sobre áreas como economia, empreendedorismo feminino, maternidade, feminismo e moda.

É também um dos investimentos do projeto a publicação de séries de reportagens em que um tema é tratado de forma aprofundada e em diversos ângulos. "Direitos reprodutivos", que tratou do tema no Brasil em um momento de ofensiva contra o aborto legal; "Eu desisto", que questionou a ideia de persistência, e "É tudo amor", que abordou o amor e as formas de se relacionar, são algumas delas.

Como parte da iniciativa Todas, a Folha presenteia mulheres com três meses de assinatura digital grátis.

Leia o artigo completo