Flagra: Toyota Yaris Cross se aproxima do lançamento no Brasil

há 2 semanas 1

Desde junho que estamos acompanhando a Toyota acelerar o ritmo de testes do novo Yaris Cross. De acordo com as expectativas, o novo SUV mais barato da marca deve ter as primeiras unidades produzidas ainda em dezembro, com o lançamento oficial podendo ocorre no início de 2025. Agora, mais um flagra mostra a novidade deixando de lado as camuflagens volumosas e já aparenta usar a carroceria definitiva.

As imagens foram cedidas pelo colega Guilherme Maia do perfil BF///MS no Instagram. Além de cravar o visual definitivo do Toyota Yaris Cross, confirmando a escolha pelo modelo asiático, as novas fotos permitem ver alguns detalhes adicionais do carro. Um deles é o uso de faróis de LED na unidade flagra. Também é possível ter um breve contato com a cabine, revelando uma multimídia com tela relativamente pequena, porém destacada no painel.

O Toyota Yaris Cross será posicionado abaixo do Corolla Cross, com ao menos uma opção motor híbrido flex e será feito em Sorocaba (SP). Apesar de não confirmar a novidade, a fábrica no interior paulista teve obras iniciadas para expandir sua capacidade produtiva. Após revelar que o lançamento estava previsto para o final do ano que vem, Rafael Chang, presidente da marca no país, afirmou que a produção está programada para começar em dezembro de 2024.

Apresentado na Ásia em maio, o Yaris Cross tem 4.310 mm de comprimento, 1.770 mm de largura, 1.615 mm de altura e 2.620 mm de entre-eixos. Utiliza a plataforma DNGA, uma variante da TNGA usada pelo Corolla para modelos mais baratos desenvolvida pela Daihatsu. No mercado global, é equipado com um motor 1.5 aspirado de 106 cv e 14 kgfm para as versões de entrada, e um 1.5 híbrido que combina um propulsor a combustão de 80 cv e um elétrico de 90 cv.

 BF///MS no Instagram

Foto de: Instagram

Toyota Yaris Cross é flagrado no Brasil - imagens: BF///MS no Instagram

A escolha da versão híbrida do SUV não foi por acaso. "Acho importante lembrar que nosso índice de eletrificação está aumentando, porque não é o futuro, é o presente”, disse Chang durante o evento. “Para nós, mais do que uma nova tecnologia pois existe uma real redução de carbono".

A chegada do Yaris Cross deve ajudar a Toyota a crescer um pouco no mercado brasileiro. Chang projeta um crescimento sustentável, mas não se preocupa muito com participação de mercado, hoje de 8,68% somente para carros de passeio e 9,03% somando os comerciais leves. Para o executivo, o objetivo é atender os clientes e ser sustentável.

Para fazer o Yaris Cross no Brasil, a Toyota está investindo R$ 1,63 bilhão tanto na fábrica de Sorocaba (SP) quanto de Porto Feliz (SP), esta última responsável pelos motores usados pelos carros nacionais. Com a produção tendo início no último mês deste ano, o mais provável é que o novo SUV da Toyota comece a ser vendido por aqui nos primeiros meses de 2025.

VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1 NO YOUTUBE

Leia o artigo completo