Aversão ao risco
Aumento nos juros desincentivam o investimento na Bolsa. Os juros altos tornam mais atrativos os investimentos em renda fixa, como CDB e LCI, e menos atrativos os investimentos em ações, que são mais arriscados.
Inflação diminui
Os juros são uma ferramenta importante para conter a inflação. Quando a taxa de juros sobe, a economia fica menos aquecida e com isso a inflação tende a cair. A inflação oficial do país, medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), ficou em 4,87% para os 12 meses até novembro. A meta de inflação do país é de 3%, com tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos.
Dólar mais barato
A alta dos juros tende a levar a uma queda do dólar. Com juros mais altos, o investimento no Brasil fica mais atrativo ao capital estrangeiro. Isso tende a gerar maior entrada de dólar no país, gerando uma valorização do real frente ao dólar. Uma queda no dólar também ajuda a reduzir a inflação. A moeda americana é cotada a R$ 5,90 nesta quarta-feira (11), e rompeu a marca dos R$ 6 nos últimos dias.