O clima no Brasil promete ser bastante instável neste fim de semana, com a previsão de sol e chuvas no Sudeste e ventos fortes no Sul.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma baixa pressão que se forma entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai nesta sexta-feira (6) deve causar chuvas intensas em todos os estados do Sul, com acumulados superiores a 100 milímetros e ventos que podem chegar a 100 km/h.
As chuvas foram classificadas como de “perigo” em um aviso meteorológico laranja emitido pelo Inmet, especialmente para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná.
Continua depois da publicidade
Nas demais regiões do Paraná, as chuvas também são esperadas, mas os acumulados não devem ultrapassar 50 milímetros por dia.
A previsão é que os temporais se estendam até a próxima segunda-feira (9).
No Sudeste, o clima deve permanecer em um “meio termo”, com calor e algumas pancadas de chuva isoladas, sendo que em Minas Gerais as chuvas podem ser mais intensas.
Continua depois da publicidade
Com a aproximação de uma frente fria no domingo (8), a expectativa é de que a chuva aumente em boa parte dos estados da região.
No Centro-Oeste, a previsão também é de calor e chuvas isoladas, com Mato Grosso e Mato Grosso do Sul podendo registrar chuvas mais fortes.
No Norte, espera-se um clima quente, com chuvas pontuais em estados como Amazonas, Pará e Tocantins.
Continua depois da publicidade
Já no Nordeste, que registrou fortes temporais nesta semana, a previsão é de alívio nas chuvas, com a diminuição da intensidade do sistema que atuava na região.
Os temporais no Sul devem começar ainda nesta sexta-feira, com a formação de um ciclone extratropical que pode causar tempo adverso.
Esses ciclones são sistemas de baixa pressão que surgem em latitudes médias, formados pelo contraste de temperaturas de diferentes massas de ar.
Continua depois da publicidade
A partir do sábado, os temporais devem se concentrar no Rio Grande do Sul, especialmente no norte do estado, em Santa Catarina e no Paraná.