O Comitê de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos, cortou nesta quarta-feira (18) os juros básicos da economia do país em 0,50 ponto percentual. A taxa passa agora a oscilar dentro de uma banda entre 4,75% e 5,00%. O corte foi maior que o esperado pela maioria dos economistas.
O banco central americano elevou as taxas 11 vezes a partir do início de 2022, para conter a aceleração da taxa de inflação, e mantinha os juros nos mesmos patamares elevados desde julho do ano passado.
No comunicado sobre sua decisão, o colegiado disse que ganhou maior confiança de que a inflação está se movendo de forma sustentável para a meta de 2% e julga que os riscos para atingir suas metas de emprego e inflação estão aproximadamente em equilíbrio.
LISTA GRATUITA
Ações Fora do Radar
Garanta seu acesso gratuito a lista mensal de ações que entregou retornos 5x superior ao Ibovespa
As perspectivas económicas são incertas e o Comité está atento aos riscos para ambas as partes do seu duplo mandato.
Na atualização de projeções feita a cada trimestre pelos diretores do BC, os formuladores da política monetária disseram ver a taxa de referência do Fed caindo mais meio ponto percentual até o final deste ano, outro ponto percentual em 2025 e meio ponto percentual final em 2026 para terminar na faixa de 2,75% a 3,00%.
Essa taxa final reflete uma ligeira elevação, de 2,8% para 2,9%, na taxa de fundos federais de longo prazo, considerada uma postura “neutra” que não incentiva nem desencoraja a atividade econômica.
Continua depois da publicidade
(Com Reuters)