A FAB (Força Aérea Brasileira) informou que enviou uma aeronave para ajudar no combate às queimadas na região de Ribeirão Preto (SP). O avião fez cinco lançamentos de água na região, totalizando 60 mil litros sobre áreas com focos de chamas.
Após cumprir a missão no interior de São Paulo, a aeronave retornou ao Mato Grosso do Sul para seguir com a operação de combate a incêndios na Operação Pantanal 2, a partir de Corumbá (MS).
A aeronave é um KC-390 Millennium, operada pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus. O modelo foi desenvolvido pela Embraer.
O secretário de Agricultura paulista, Guilherme Piai, disse nesta nesta terça-feira (27) que os incêndios que atingiram a agricultura do estado de São Paulo, especialmente canaviais na última semana, foram considerados de origem criminosa.
Segundo ele, as queimadas geraram "prejuízos bilionários para o agronegócio de São Paulo", enquanto apenas o setor de cana-de-açúcar perdeu R$ 400 milhões, disse ele, durante evento da Anda (Associação Nacional de Difusão de Adubos).
Brasília Hoje
Receba no seu email o que de mais importante acontece na capital federal
Registros de focos de incêndio saltaram ao longo da última semana em diferentes regiões com país, com aumentos de 338% em SP e de 236% em MT, segundo dados de satélite do BDQueimadas, programa do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
Com dados até o último domingo, agosto teve 25.193 focos de incêndio capturados pelos satélites, contra 17.373 em todo o mês do ano passado. Alta semelhante ocorre no recorte para todo o Norte do país, com 22.605 registros, contra 16.590 no mês cheio em 2023.