: Exposição de 'Friends' em SP não é imersiva e parece mais um Airbnb decorado

há 3 semanas 1

Como uma fã dedicada que assistiu "Friends" mais vezes do que Ross Geller (David Schwimmer) se casou e se divorciou, conheço bem a série. Por isso, ao ver as imagens de "The Friends Experience: The One in São Paulo" e as promessas do roteiro da exposição, minhas expectativas eram altas.

A exposição promete recriar cenários icônicos, como a cozinha de Monica Geller (Courteney Cox), o famoso sofá laranja do Central Perk e réplicas de figurinos do inesquecível sexteto. E sim, tudo isso está lá. Mas, apesar da promessa de imersão, a experiência não faz você se sentir parte da série.

Já exibida em 20 cidades, incluindo Nova York e Londres, a exposição chegou ao Brasil instalada no shopping Cidade São Paulo e estreou nesta quinta-feira (28).

O passeio começa em uma sala com uma tela gigante, adornada com a icônica moldura amarela da porta lilás, que exibe um vídeo narrado por Janice, ex-namorada de Chandler Bing, vivido por Matthew Perry (1969-2023). Nesse momento, parece que você vai entrar no set de gravação.

Mas não é bem assim. Você é levado a um cenário que tenta recriar a clássica abertura da série. O sofá parece idêntico, mas o encanto se desfaz ao perceber que a fonte de água ao fundo, ao invés de evocar o charme do original, mais parece uma decoração de festa de aniversário.

Para Curtir SP

Receba no seu email um guia com a programação cultural da capital paulista

Pausa para tirar uma foto, que até fica legal, porque a exposição é feita para ser instagramável. Em seguida, seguimos para uma sala com roteiros da série e réplicas de figurinos. No entanto, nem todos os itens exibidos são realmente tirados da sitcom, o que acaba quebrando um pouco da expectativa de imersão.

Depois, é possível reproduzir a cena cômica do episódio em que Ross tenta subir um sofá pelas escadas ao som de "Pivot!" e colocar sua cabeça sob um manequim vestido exatamente como Joey Tribbiani (Matt LeBlanc) quando veste todas as roupas do Chandler. Até aí, essas são as únicas experiências que realmente fazem você se sentir parte de algo imersivo.

Em seguida, uma sala com o Hugsy (o urso de pelúcia favorito do Joey) gigante ao lado de uma árvore de Natal. Mas teria sido mais interessante uma réplica do tamanho original, para os visitantes poderem segurá-lo e sentir a conexão com a série.

Então, chegou o grande momento, conhecer o apartamento de Joey e de Chandler, com referências como o risco na porta do quarto de Chandler, o cachorro branco, as poltronas marrons e até o pebolim.

Mas, para minha surpresa, era só metade do cômodo. Assim como no apartamento de Monica e Rachel Green (Jennifer Aniston), ambos pareciam mais um ambiente similar a um Airbnb decorado para foto do que uma reprodução fiel. Tinha até um micro-ondas, porém era um modelo muito novo para a época em que a série foi transmitida, o que destoava do cenário original.

Nem mesmo a sala das meninas está lá, especialmente a janela por onde as personagens espiam um homem pelado. Também faltam referências marcantes, como o peru com óculos que Monica usa para se desculpar com Chandler.

Depois, mais um cenário que não era envolvente: a réplica do táxi de Phoebe Buffay (Lisa Kudrow), em que o visitante só pode tirar uma foto do lado de fora do automóvel, e a bicicleta que ela ganhou de Ross.

O passeio termina com o único local que chama atenção da exposição, que é o famoso café do Central Perk, onde você se sente um pouquinho pertencente ao universo da série. Lá, está o famoso sofá laranja e até o violão da Phoebe. Em seguida, você pode saborear alguns quitutes, como cookies, e aproveitar a lojinha de souvenirs.

O percurso não dura nem uma hora, a não ser que você seja daquelas pessoas que adoram registrar cada momento. Aliás, durante a exposição em Londres, era preciso pagar valores extras para tirar fotos em determinados espaços.

Por aqui, há profissionais disponíveis para tirar fotos por um valor adicional. No entanto, o visitante tem a liberdade de fotografar por conta própria em qualquer cenário.

Dito tudo isso, ao comparar as imagens das exposições realizadas em outras cidades com a versão brasileira, a sensação é de que fãs brasileiros, que claramente são apaixonados pela série, receberam uma versão menos elaborada.

Leia o artigo completo