Além disso, uma vantagem que figuras criadas por IA têm nesse ambiente e que pode ser explorada pelas organizações, é o fato de que elas são mais maleáveis à mensagem que se deseja transmitir e se adaptam ao que for pré definido pela empresa.
Talvez seja isso o que o Pentágono está mirando, uma pessoa que pode ser moldada de acordo com a missão que for dada
Helton Simões Gomes
Diogo destaca que essas pessoas falsas poderão ser inseridas em grupos específicos para coleta de informações e dinâmicas de grupos na internet.
Alguns departamentos norte-americanos e europeus, por exemplo, já detectaram operações da inteligência russa tentando influenciar a opinião pública para um determinado espectro político durante campanhas eleitorais.
Helton também argumenta que especialistas em segurança digital apontam que, por vezes, são as próprias plataformas que fazem esse serviço por meio do algoritmo. "De alguma forma, ele impulsiona um comportamento mais do que outros, então se você sabe para que lado vai, é só modular o que tem pra falar e vai surfar nessa onda", diz.
Agora é o próprio governo incentivando esse tipo de dinâmicas com a justificativa de que é um projeto de defesa. A realidade já passa por um processo de descolamento, porque são cada vez mais conteúdos sintéticos e interações fake sendo criadas e a gente vai ter uma dificuldade muito grande em navegar por tudo isso
Diogo Cortiz