Aracaju
A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) entrou com uma ação na Justiça contra o narrador Sérgio Maurício, da Band. Ela pede R$ 70 mil em danos morais contra Maurício, que a chamou de "fake news humana" em sua conta no X (ex-Twitter).
A coluna teve acesso aos autos da ação. O caso será apreciado na 6ª Vara Cível do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo). A ação foi protocolada na última segunda-feira (14). Ainda não há data para que ele seja julgado.
Sérgio Maurício será notificado nos próximos dias para apresentar sua defesa. A Band, emissora que ele trabalha, não foi processada. Apenas Maurício será notificado.
Na ação, Erika Hilton alega que teve sua imagem maculada pelo narrador mais de uma vez nas redes sociais. Ela anexou prints e links.
O caso ocorreu em fevereiro. Em uma postagem, Sérgio Maurício afirmou que Erika Hilton era uma "fake news humana, essa coisa". Logo em seguida, a conta foi excluída. Ao F5, inicialmente, Sérgio Maurício negou que a postagem tenha sido feita por ele.
No entanto, dias depois, Sérgio mudou sua versão e pediu desculpas para Erika. O fato ocorreu após pressão de fãs da Fórmula 1 na internet.
"Lamento profundamente as palavras equivocadas que usei ao me referir à deputada Erika Hilton, parlamentar por quem tenho o mais elevado respeito. Peço desculpas a ela, a seus eleitores e a quem mais tenha se ofendido", afirmou.
Por causa das ofensas, Sérgio não narrou eventos de pré-temporada de Fórmula 1 na Band. No entanto, ele voltou para as corridas da competição em março, e comanda as transmissões desde então.
A Band não comentou o caso.