Ericsson forma grupo com 12 operadoras de telecomunicação para vender APIs de rede

há 3 meses 16

A Ericsson deterá 50% do patrimônio do empreendimento, enquanto os provedores de telecomunicações deterão o restante.

A nova empresa permitirá que companhias implantem APIs de rede que poderão funcionar em diferentes países com diferentes redes de telecomunicações, de forma semelhante ao funcionamento do roaming internacional de celulares.

América Móvil, AT&T, Airtel, Orange, Singtel, Telefónica, Telstra, T-Mobile e Vodafone também se juntaram ao empreendimento. Vonage e Google Cloud fornecerão acesso a seus ecossistemas de milhões de desenvolvedores.

"O reconhecimento de que os provedores de serviços precisam concordar com formas comuns de expor essas APIs... é uma mudança tectônica no mercado", disse o presidente-executivo da Vonage, Niklas Heuveldop.

"Não vimos nada parecido com isso desde a formação da GSMA, há 30 anos" A GSMA é uma coalizão global de empresas de telecomunicações.

A Ericsson apostou nas APIs de rede ao fazer acordo para comprar a Vonage por 6,2 bilhões de dólares em 2021.

Continua após a publicidade

Embora algumas operadoras de telecomunicações tenham trabalhado com APIs de rede, tem sido impraticável integrá-las em centenas de operadoras de telecomunicações individuais.

"Criamos esse empreendimento para acelerar o mercado e superar o desafio", disse o vice-presidente sênior da Deutsche Telekom, Peter Arbitter, acrescentando que não haverá desvantagem para as empresas de telecomunicações que aderirem mais tarde.

A McKinsey estimou que o mercado de APIs de rede pode atingir até 300 bilhões de dólares em receita para as operadoras de telecomunicações nos próximos sete anos.

Os bancos e o setor financeiro seriam os primeiros a adotar as APIs de rede devido aos recursos de detecção de fraudes, disseram os executivos.

Um banco pode aumentar a velocidade do 5G quando precisar localizar o telefone de um cliente em uma loja quando uma transação estiver ocorrendo para evitar fraudes, por exemplo.

"Temos um plano de negócios totalmente financiado para três anos, em que todos os investidores se comprometeram com o financiamento inicial e também com o financiamento da Série B, se necessário", disse Heuveldop.

Leia o artigo completo