Em 2016, Hayao Miyazaki já tinha se aposentado quando teve a ideia de criar "O Menino e a Garça", filme que levou sete anos para ser finalizado e ganhou o Oscar de melhor filme de animação neste ano.
A obra conta a história de um garoto de 12 anos, Mahito, que se muda para a cidade de sua mãe depois que ela morre. Quando uma garça diz a ele que ela ainda está viva, Mahito entra em uma torre abandonada em busca da mãe e acha um mundo onde vivos e mortos se encontram.
Netflix, 12 anos
O Caso dos Irmãos Menendez
Com o interesse renovado por um dos crimes mais famosos do século 20, o documentário do argentino Alejandro Hartmann ouve os irmãos Lyle Menendez e Erik Menendez pela primeira vez em 30 anos. Eles falam sobre a pena de prisão perpétua que enfrentam por matarem os seus pais.
Netflix, 16 anos
Estudos Sociais
Qual o impacto das redes sociais na vida de adolescentes que cresceram completamente conectados, desde que nasceram? Dirigida por Lauren Greenfield, esta série documental acompanha um grupo de jovens ao longo de um ano em Los Angeles, mostrando como a mídia social afeta autoestima, os relacionamentos e a identidade deles.
Disney+, 18 anos
Tigres Fumegantes
Depois da separação dos pais, uma adolescente coreano-americana se esforça para lidar com a nova situação familiar. Durante um acampamento com jovens de elite, ela esconde sua identidade na tentativa de se encaixar socialmente e descobre uma delicada faceta da vida adulta.
Max, 12 anos
Rainha da Sucata
A plataforma resgata a novela de Silvio de Abreu que foi exibida meses após o traumático confisco da poupança dos brasileiros, em 1990 pelo governo Collor. Parte drama, parte comédia, retrata o universo dos novos ricos e da decadente elite paulistana, com um elenco encabeçado por Regina Duarte, Glória Menezes e Aracy Balabanian.
Globoplay, 12 anos
M.E.N.T.E.S.
O novo programa apresenta biografias de brasileiros ligados à ciência e à tecnologia com realizações que as fazem parecer super-heróis. Na estreia, estão os perfis de Ariel Lambrecht, fundador da primeira start-up brasileira avaliada em US$ 1 bilhão, e de Jackie Lyra, responsável pelos módulos robóticos que a Nasa enviou para o planeta Marte.
History, 18h15, livre
Por que as Mulheres Matam
A tragicomédia de Marc Cherry "Por que As Mulheres Matam" retrata mulheres que enfrentam desafios em seus casamentos e tomam decisões fatais. Na primeira temporada, elas são três —Beth Ann, uma dona de casa em 1963, Simone, uma socialite nos anos 1980 e Taylor, uma advogada em 2019 que vive um casamento aberto. Um episódio por dia de segunda a sexta-feira.
Lifetime, 22h50, 14 anos
Top Gun: Maverick
Depois de 30 anos de serviço como um dos melhores pilotos da Marinha, Pete "Maverick" Mitchell está de volta, agora como mentor de uma nova geração de pilotos. Enquanto treina os jovens para uma missão perigosa, ele deve confrontar os fantasmas de seu passado, incluindo o filho de seu antigo amigo Goose.
TV Globo, 22h25, 12 anos
Roda Viva
O presidente do Instituto de Pesquisa Locomotiva, Renato Meirelles, estará no programa para debater os resultados do primeiro turno das eleições para prefeitos e vereadores em todo o Brasil.
TV Cultura, 22h, livre