A música "Acenda o Farol", que Tim Maia lançou em 1978, está viralizando nas redes sociais desde o fim do mês passado. Ela entrou na lista de canções virais do Spotify no Brasil, dividindo espaço com funk, sertanejo e Lady Gaga.
É por causa de uma piada. No TikTok, pessoas têm feito vídeos para brincar que a pronúncia de "acenda o farol" do refrão lembra a frase em inglês "send for all", algo como enviar a todos.
Há certa graça nisso, porque, embora o artista seja conhecido por cantar em português, o inglês já apareceu na sua discografia. Em 1997, ele lançou o disco "What a Wonderful World", só com reinterpretações de clássicos do soul americano.
Tim Maia ficou conhecido pelo jeito único com que falava inglês, com um sotaque puxado, bem brasileiro. "Acenda o Farol" é do álbum "Tim Maia Disco Club", de 1978, que explora a música disco, febre nas paradas da época com nomes como Bee Gees —de "Stayin' Alive" e "Night Fever"— e Donna Summer.
Dados do Google Trends, ferramenta que mede as buscas feitas no Google, mostram que a música atingiu o pico de popularidade no final de novembro, quando foi mais pesquisada do que em qualquer outro momento. Os dados vêm desde 2004, início da série histórica da plataforma.
O perfil oficial do cantor nas redes, administrado pela família, entrou na brincadeira e escreveu em um vídeo: "Teoria da conspiração ou conselhos do Tim?".
O refrão da música diz que o "pneu furou, acenda o farol", e nas redes sociais fãs criam teorias sobre os possíveis significados. Uns dizem que é uma mensagem de otimismo, incentivando o ouvinte a seguir em frente mesmo com os imprevistos da vida, enquanto outros interpretam como uma metáfora para o fim de um relacionamento. Há ainda quem pense que "acenda o farol" é uma analogia ao uso de maconha.