Empresa de Bill Gates doa US$40 mi para testes de tecnologia de captura de carbono do ar

há 1 semana 9

A captura direta de ar, ou DAC (Direct Air Capture), é vista como uma forma de sugar grandes quantidades de dióxido de carbono, mas a tecnologia até agora tem consumido muita energia, é cara e demora a atingir a escala necessária.

Para ajudar a acelerar os esforços de desenvolvimento, a startup Deep Sky disse que está criando o campo de testes "Alpha" DAC em Alberta, que inicialmente terá espaço para oito empresas experimentarem suas tecnologias e ajustá-las no caminho para o desenvolvimento de usinas de captura em escala comercial.

A primeira começará a remover carbono no próximo ano, segundo a empresa.

A Deep Sky também ajudará a testar como o DAC funciona no clima frio do Canadá, que é um grande produtor de petróleo e, na semana passada, aumentou meta de reduzir emissões de gases de efeito estufa em até 50% até 2035.

A Breakthrough Energy, fundada por Bill Gates, investe e financia startups voltadas para o clima. A unidade Catalyst concentra-se em empresas em estágio inicial e foi a responsável pela concessão de recursos ao Deep Sky.

"A missão geral da Catalyst é levar essas tecnologias à lucratividade", disse o diretor da Breakthrough Energy Catalyst, Mario Fernandez, acrescentando que o DAC atualmente é "muito desafiador".

Leia o artigo completo