Empresa chinesa de caminhões autônomos apoiada por Baidu espera lucro em 2025

há 3 meses 21

A maioria das empresas chinesas está avançando na tecnologia de direção autônoma para estradas abertas, introduzindo veículos como táxis-robô.

Mas a CiDi, cujos patrocinadores incluem a unidade de capital de risco da Baidu, Sequoia China e Legend Holdings, continua focada no transporte industrial - áreas como minas e fábricas onde a economia da substituição de motoristas é mais clara e a implementação não depende de uma aprovação regulatória mais ampla.

Em uma mina a céu aberto de propriedade da Taiwan Cement Corp, em Jurong, na província de Jiangsu, no leste da China, a CiDi implementa uma frota de mineração totalmente elétrica e sem motorista que, segundo Hu, "está operando 24 horas por dia há 600 dias".

"A economia de mão de obra (custo) provavelmente é de até 95%", disse Hu, acrescentando que um caminhão de mineração não tripulado pode economizar até três motoristas em um turno de oito horas por dia.

O investimento adicional para equipar os caminhões de mineração com um sistema inteligente e autônomo pode ser compensado em apenas 18 meses, e o retorno pode ser muito mais rápido em economias com custo de mão de obra mais alto, como a Austrália, disse Ma Wei, cofundador e vice-presidente da CiDi.

Prevendo um mercado global de 100 bilhões de dólares em caminhões autônomos para aplicações industriais de circuito fechado até 2030, a startup de caminhões autônomos, que tem parceiros na Arábia Saudita e na Indonésia, acredita que pode manter uma participação de "dois dígitos" no mercado global de implantações de mineração autônoma.

Leia o artigo completo