Em meio a dúvidas sobre apoio a Marçal, Bolsonaro grava vídeo pedindo voto em Nunes

há 4 meses 33

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) gravou, nesta segunda-feira (19), um vídeo no qual explicitou seu apoio à reeleição do prefeito de São Paulo (SP), Ricardo Nunes (MDB).

A gravação foi um pedido de auxiliares do próprio Nunes, cuja campanha vive uma crise gerada pelo protagonismo assumido pelo candidato do PRTB à prefeitura, o empresário e influenciador digital Pablo Marçal.

Pesquisas recentes indicam que Marçal vem avançando sobre o eleitorado bolsonarista na maior cidade do Brasil, tirando votos de Nunes, que já contava com o apoio oficial de Bolsonaro e do PL, partido do ex-presidente.

Na semana passada, Bolsonaro fez elogios públicos a Marçal e admitiu que Nunes não era o “candidato dos sonhos”, embora tenha reiterado que apoiaria a reeleição do prefeito de São Paulo. No vídeo gravado nesta segunda, o ex-presidente da República adota um tom mais explícito ao declarar e pedir voto em Nunes.

“Nós vamos apoiar Ricardo Nunes para a reeleição. Para que não haja dúvida, o nosso vice é o coronel Mello Araújo, 22. Eu peço, para o bem da cidade, para o bem de todos nós, que reeleja Ricardo Nunes para a prefeitura de São Paulo”, afirma Bolsonaro.

O ex-presidente foi o responsável pela indicação do candidato a vice na chapa de Nunes. Trata-se do ex-coronel da Polícia Militar e ex-comandante das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), Ricardo Mello Araújo (PL).

Continua depois da publicidade

Apesar de ter cedido a vice ao partido de Bolsonaro, aliados do prefeito vinham reclamando da falta de uma declaração mais incisiva do ex-presidente em apoio a Nunes, o que ocorreu na gravação do vídeo.

Ausência em debate

Nesta segunda-feira, Ricardo Nunes foi um dos candidatos ausentes no debate promovido pela revista Veja, em parceria com a ESPM. Além do prefeito, não compareceram ao evento os candidatos do PSOL, Guilherme Boulos, e do PSDB, José Luiz Datena.

A avaliação das campanhas é a de que não interessa a nenhum dos três candidatos fazer o confronto com o empresário e influenciador digital. Segundo as equipes de Nunes, Boulos e Datena, Marçal não estaria interessado em discutir os problemas da cidade, mas apenas em ofender os adversários e “lacrar” nas redes sociais.

Continua depois da publicidade

Oficialmente, no entanto, o motivo alegado para as ausências é que os candidatos têm outros compromissos de campanha no mesmo horário do debate.

Leia o artigo completo