Eleições 2024: 15 Estados brasileiros terão reforço das Forças Armadas durante a votação

há 3 meses 5

Serão mobilizados cerca de 23 mil militares, além de 3.200 equipamentos, que incluem viaturas, embarcações, navios e aeronaves

NILTON FUKUDA/ESTADÃO CONTEÚDO

NILTON FUKUDA / ESTADÃO CONTEÚDO

A presença das Forças Armadas será fundamental para a distribuição de urnas e o transporte de materiais de votação

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou a colaboração das Forças Armadas em 15 Estados e mais de 600 localidades para garantir a logística e a segurança durante as eleições. Os militares participarão das operações de Garantia da Votação e Apuração (GVA), em parceria com diversas instituições de segurança pública. Essa ação visa assegurar que o processo eleitoral ocorra de forma tranquila e organizada. Para essa operação, serão mobilizados cerca de 23 mil militares, além de 3,2 mil equipamentos, que incluem viaturas, embarcações, navios e aeronaves.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

A presença das Forças Armadas será fundamental para a distribuição de urnas e o transporte de materiais de votação, assim como para o deslocamento de servidores da Justiça Eleitoral em regiões remotas ou que apresentem riscos de instabilidade. Neste ano, o TSE decidiu aumentar o efetivo nas áreas da Amazônia Legal, em resposta à estiagem que afeta a região. Essa medida visa garantir que as eleições ocorram sem contratempos, mesmo em locais onde a logística é mais desafiadora.

A atuação das Forças Armadas é uma estratégia para mitigar possíveis problemas que possam surgir durante o processo eleitoral. Os Estados que receberão o apoio das Forças Armadas incluem Amazonas, Acre, Roraima, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Pará, Maranhão, Amapá, Piauí, Rio Grande do Norte, Alagoas, Paraíba e Ceará.

*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Fernando Dias

Leia o artigo completo