O atual prefeito do Rio de Janeiro (RJ), Eduardo Paes (PSD), foi reeleito em primeiro turno neste domingo (6) e volta a comandar o segundo maior colégio eleitoral do País.
É a quarta vez que Paes é conduzido para a Prefeitura da capital carioca. O delegado da Polícia Federal e deputado federal Alexandre Ramagem (PL) ficou em segundo lugar.
Às 19h18 (horário de Brasília), com 95% das urnas apuradas, Paes tinha 60,34% dos votos válidos; Ramagem tinha 30,99%; e Tarcísio Motta (PSOL), 4,16%.
Continua depois da publicidade
Paes tinha ampla vantagem nas pesquisas de intenção de voto para o primeiro turno, em mais uma disputa municipal que refletiu a polarização nacional entre os apoiados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Paes tem apoio de Lula, e Ramagem, os de Bolsonaro e do governador Cláudio Castro (PL).
O atual prefeito chegou a alcançar 59% da preferência do eleitorado em meados de setembro, segundo levantamento do Datafolha, mas perdeu força na reta final. Na sondagem divulgada no último dia 3 de outubro, Paes havia registrado 54% das intenções, contra 22% de Ramagem, que vinha em tendência de crescimento.
Mais informações em instantes