Um dos alvos dos inquéritos sob relatoria do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) comentou, nesta quinta-feira (15), as revelações feitas em reportagens publicadas pelo jornal Folha de S.Paulo que indicam que o magistrado não teria seguido o rito processual adequado durante as investigações.
As reportagens revelam que Moraes teria usado métodos “informais” para obter provas que incriminassem Bolsonaro e aliados. O jornal teve acesso a mais de 6 gigabytes de arquivos e diálogos por mensagens, trocadas de forma não oficial, que revelariam um fluxo fora do rito tradicional envolvendo o STF e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para abastecer o chamado inquérito das “fake news”.
Em entrevista à Rádio 96 FM, de Natal (RN), Bolsonaro atribuiu o comportamento do ministro do Supremo a uma questão “pessoal” entre Moraes e o ex-presidente da República.
“Mais importante do que você ter uma informação é saber como utilizá-la, e eu sou o elo mais fraco dessa corrente aí. Eu não sou nada”, despistou Bolsonaro ao ser questionado sobre as revelações da Folha.
“Talvez, a partir de hoje à tarde, ou amanhã, já tenhamos novidades. Agora, o que está claro é que é algo pessoal do Alexandre de Moraes comigo. É claro. Só não enxerga quem não quer”, complementou Bolsonaro, que disse aguardar por novas informações em futuras reportagens do jornal.
A atuação de Moraes à frente dos inquéritos também deve levar à apresentação de um pedido de impeachment do ministro do STF, por parte de parlamentares da oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Continua depois da publicidade
A expectativa dos senadores oposicionistas é coletar assinaturas até o dia 7 de setembro e protocolar o pedido de impeachment de Moraes no dia 9. Cabe ao Senado analisar eventuais pedidos de impedimento de ministros do Supremo.
Um dos filhos de Bolsonaro, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) defendeu, em discurso no plenário do Senado, o impeachment de Alexandre de Moraes.
Giro pelo Nordeste
Jair Bolsonaro desembarcou, no fim da manhã desta quinta-feira, no Aeroporto Internacional de Natal, no Rio Grande do Norte. Centenas de apoiadores do ex-presidente o receberam no aeroporto, sob os gritos de “mito”.
Continua depois da publicidade
Bolsonaro deu início a um giro de três dias pela região Nordeste do país para uma série de compromissos e atos políticos. Além de Natal, o ex-presidente passará pelos municípios de Extremoz, Parnamirim e Mossoró, também no Rio Grande do Norte, na sexta-feira (16). No sábado (17), Bolsonaro vai a Fortaleza, no Ceará.