"Estamos vendo muitos novos desafios pela frente, desde a mudança na demanda dos consumidores, a intensificação da concorrência e as incertezas no ambiente global", disse o copresidente executivo, Chen Lei, a analistas após os resultados.
"Entraremos em uma nova fase de desenvolvimento de alta qualidade que exige maiores investimentos e, como resultado, nossa lucratividade será afetada", acrescentou.
A economia da China, a persistente fraqueza do setor imobiliário no país e as altas taxas de desemprego entre os jovens chineses levaram os consumidores a reduzirem suas compras, pesando sobre os setores de varejo e comércio eletrônico e provocando uma competição acirrada por participação de mercado entre os gigantes do comércio eletrônico locais.
Embora os preços baixos da Pinduoduo e os grandes descontos em tudo, de produtos de limpeza a fones de ouvido, tenham atraído compradores preocupados com o custo, os principais rivais, como o Alibaba e a JD.com, também ofereceram grandes promoções em suas próprias plataformas, aumentando a pressão competitiva sobre a PDD.
"Olhando para o futuro, o crescimento da receita inevitavelmente enfrentará pressão devido à intensificação da concorrência e aos desafios externos", disse o vice-presidente de finanças da PDD, Jun Liu.
Os analistas da Huatai Securities disseram que os comentários dos executivos da PDD sobre a concorrência apontam diretamente para o fato do Alibaba ter ganhado impulso nos últimos trimestres com sua estratégia de preços baixos.