- Túnel Santos-Guarujá
Outro projeto que pode ser acelerado é do túnel Santos-Guarujá que é complexo. Segundo o governo Tarcísio, o desenho está bem consolidado, mas depende do avanço das discussões com o governo federal por estar em área portuária.
- Universalização de água e esgoto
No pós-privatização da Sabesp, o governo do Estado, que passou a ter 18% da companhia, inaugurou há cerca de um mês uma nova fase: a de monitoramento e controle da nova gestão. São três os objetivos: (1) redução da tarifa; (2) universalização (aumento do número de habitantes com acesso à água e esgoto); (3) reestruturação das agências reguladoras.
Dentro do governo Tarcísio, a privatização da Sabesp é vista como um legado em função do desenho. O contrato foi elaborado para incentivar investimentos, acelerar a universalização, sem pressionar a tarifa.
Outro ponto considerado crucial é a lógica regionalizada que foi criada, com os municípios agrupados em unidades de regionalização. Seguindo o raciocínio do modelo de privatização da Sabesp, o saneamento tem que ser visto de forma integrada, e não isolada. Este modelo pode ser replicado em outras regiões do país.
Reportagem
Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.