Datena decide ir a Aparecida, a 180 km da cidade de SP, no 1º dia oficial de campanha

há 4 meses 17

Religioso, o jornalista José Luiz Datena (PSDB) decidiu que deixará a cidade de São Paulo nesta sexta-feira (16), primeiro dia oficial da campanha eleitoral, para ir ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, a quase 180 km da capital paulista.

"Eu não vou em busca de voto. Em vou em devoção. Costumo ir para Aparecida, muita gente nem sabe disso", afirmou o tucano à Folha.

Após ensaiar uma carreira política e desistir em quatro ocasiões, Datena tem evitado caminhadas pelas ruas e aparições em locais públicos em São Paulo —cita questões de segurança.

Filiado neste ano ao PSDB, seu 11º partido, ele costuma caminhar com pelo menos dois anéis, um na mão direita com a imagem de Nossa Senhora Desatadora dos Nós e outro na mão esquerda, em homenagem a Nossa Senhora.

O jornalista ainda cultiva uma tatuagem no antebraço direito com a frase Christum pax, "a paz de Cristo" em latim. A tatuagem foi feita como uma forma de gratidão pela cura de um câncer no pâncreas.

A ida de Datena para Aparecida pegou parte da própria equipe de campanha desprevenida no começo da noite desta quinta (15).

Desde maio, quando o PSDB anunciou a pré-candidatura de Datena, o jornalista cumpriu apenas uma agenda em local público. Foi até o Mercado Municipal no dia 17 de julho.

Como a Folha mostrou, esta experiência deixou o tucano preocupado diante da aglomeração do público.

Alguns articuladores da campanha e tucanos experientes na corrida eleitoral ficaram contrariados, sob a avaliação de que o jornalista é conhecido há décadas por suas aparições na televisão, mas ainda precisa apresentar a candidatura.

O partido terá pouco tempo de televisão durante o horário eleitoral gratuito.

Datena também está reavaliando a sua participação na série de debates e sabatinas. Após admitir ter tropeçado na estreia, ela não confirmou presença no debate da Veja na segunda (19).

Leia o artigo completo