Dados vazados: 'briga' entre polícia e hackers acaba em condenação inédita

há 2 dias 3

A novidade desse processo é que, em comum, os três foram condenados por receptação. Na prática, isso quer dizer que foi encontrado com eles informações vazadas obtidas na dark web - parte da internet que não é acessível por navegadores comuns.

Essa condenação é importante, pois o juiz reforça a percepção que os dados têm valor econômico. Se é assim, então quem obtém essas informações pratica o crime de receptação. Não encontrei nenhum precedente no Brasil disso.
Ncyber

Dados vazados acessados organizados em "painéis" são a fonte de vários golpes aplicados virtualmente, segundo reportagem do UOL Prime. Com essas informações em mãos, golpistas conseguem fazer buscas por nome, CPF, informações de crédito, parentes, números telefônicos e até renda.

Recentemente, a PCDF derrubou o Max Buscas, um dos maiores painéis de dados ativos no país. A página era acessada mediante uma assinatura e permitira obter informações detalhadas de milhões de brasileiros.

Qual a dificuldade de deter hackers?

Segundo o Ncyber, há diversos desafios. Há primeiro a questão de recursos humanos - não são em todos os lugares em que há um núcleo para investigar crimes virtuais. Depois, vem as dificuldades de achar os autores - muito usam diversas ferramentas para ocultar suas identidades. Por fim, há uma questão financeira - muitas vezes os autores ficam em distintos lugares e para fazer operações é necessário investimento e colaboração com outras polícias para fazer apreensões.

Leia o artigo completo