Isso estaria em linha com a previsão da empresa, mas os investidores estão esperando uma contribuição maior de seu negócio de IA no quarto trimestre fiscal, depois de ter sido responsável por 7 pontos percentuais do crescimento do Azure nos primeiros três meses do ano.
Os gastos de capital da Microsoft provavelmente aumentaram cerca de 53% em relação ao ano anterior, para 13,64 bilhões de dólares no período, de acordo com 16 analistas consultados pela LSEG. Um grande avanço em relação aos 10,95 bilhões de dólares em gastos registrados no trimestre anterior.
O temor de que os gastos excessivos dos gigantes da tecnologia com data centers produzam poucos resultados no curto prazo tem atormentado o mercado de ações dos Estados Unidos este mês, em meio a sinais de que Wall Street pode ter se tornado otimista demais em relação ao crescimento dos lucros.
As ações da Alphabet, controladora do Google, caíram mais de 5% na semana passada, depois que a empresa divulgou um gasto de capital trimestral que excedeu as estimativas em quase 1 bilhão de dólares, enquanto o aumento da receita das integrações de IA permaneceu modesto, provocando uma venda de ações das principais empresas de tecnologia.
A Alphabet disse que suas despesas de capital trimestrais permaneceriam altas até o final de 2024, em um valor igual ou superior a 12 bilhões de dólares.
"Os investidores estarão muito concentrados na capacidade da Microsoft de continuar a acelerar o crescimento da receita, especialmente a parte relacionada à IA. Se a aceleração da receita não se materializar e os aumentos no capex continuarem, os investidores podem ficar desapontados", disse Gil Luria, analista sênior da DA Davidson.