"Ensaios da Anitta", o álbum, busca captar a ecleticidade do evento ao vivo de mesmo nome e que percorre o país com sucesso no pré-Carnaval. Por isso mesmo, Anitta passeia pelo funk, brega, forró e traz até ecos de eletroclash dos anos 2000.
Essa mistura de ritmos pode nem sempre soar coesa, mas apresenta um panorama amplo da liberdade da artista nestas primeiras oito faixas liberadas —o tracklist tem 12 faixas ao todo, com regravações de clássicos de seu repertório, mas quatro estão indisponíveis no streaming, sem previsão de lançamento.
Para orquestrar essa festa, Anitta reuniu uma trupe de participações de peso, abrindo logo de cara com a sua esperada parceria com Ivete Sangalo. Em "Lugar Perfeito", faixa pensada como hit de carnaval, há ecos do axé da virada do século, mas talvez ela funciona mais para Ivete mostrar os seus talentos do que realmente fazer com que Anitta brilhe.
Ao lado de Simone Mendes, em "Perdeu", Anitta faz aceno ao feminejo na canção com refrão pegajoso e pop. De todo modo, o grande destaque da primeira metade do disco é "Sei que tu me odeia", com MC Danny e HITMAKER –produtor que assina 9 das 12 faixas do disco. Divertida e maliciosa, a faixa reúne todos os maneirismos típicos do funk "de TikTok", porém faz isso com autenticidade e sem parecer um pastiche.
A segunda metade do disco abre com "Chata pra Caralho", faixa que já havia dividido opiniões quando foi apresentada ao vivo no festival Rock The Mountain, realizado em novembro. Resgatando as bases de "Alala", do Cansei de Ser Sexy, a faixa é escrachada, desbocada e apresenta o melhor de Anitta: seu lado "menina má" ainda é o mais interessante pois a forma como ela debocha de seus detratores é inteligente e sagaz.
"Capa de Revista" é outra que faz referência ao passado, com as bases de "Popozuda Rock’n’Roll", do DeFalla, e a participação de Edu K na guitarra. Com pegada roqueira, o som remete às experiências do início dos anos 2000, de unir funk e rock, como o próprio DeFalla e a Comunidade Nin-Jitsu, e isso se expande para a letra, que também é desbocada e direta.
Depois de uma temporada investindo em canções em inglês e espanhol, Anitta aproveitou seu retorno ao português para destilar comentários em torno de tudo o que seus haters adoram apontar. São justamente nestes momentos que "Ensaios da Anitta" mais se destaca.
Na reta final está a deliciosa "Sem Freio", ao lado de MC Livinho, com batida clássica de funk e pegada sensual –e que tem potencial para ser o principal hit do disco. O fechamento fica por conta de "Maratona de Jogação", mais um funk veloz e que gruda na cabeça do ouvinte, encerrando o disco em alta potência e deixando a dúvida do que vem aí nas faixas ainda não liberadas.
O fato é que essa primeira leva de "Ensaios da Anitta" é um retorno em alto estilo da cantora ao mercado nacional. Se os seus trabalhos internacionais nem sempre foram bem recebidos pelo público brasileiro, o novo disco tem a manha de reatar os laços de Anitta com o Brasil em ritmo de pista de dança.