Contra Honda e Toyota, Mazda quer motor "perfeito" a combustão

há 2 semanas 5

Falar sobre motores novos motores a combustão virou praticamente utopia nos dias de hoje. Enquanto os fabricantes estão com todas as atenções voltadas aos seus elétricos, o propulsor de combustão interna tornou-se pouco mais do que uma nota de rodapé nos comunicados à imprensa. Embora essa seja cada vez mais a norma, algumas empresas ainda gostam de contrariar essa tendência. É o caso da Mazda. 

Relutante em diminuir o tamanho dos seus motores tradicionais e em abandonar os motores Wankel (rotativos) que acompanham a marca há décadas, a japonesa deu mais detalhes sobre o desenvolvimento de sua nova usina de força, o Skyactiv-Z. Esse motor completamente novo aparecerá pela primeira vez sob o capô da nova geração do CX-5. O novo SUV chegará no final de 2027 com um motor a gasolina de 2,5 litros e quatro cilindros em linha e também com uma configuração híbrida desenvolvida internamente. 

Mazda Mazda Skyactiv-Z

Foto de: Mazda

Mazda Mazda Skyactiv-Z

A Mazda afirma que suas novas motorizações oferecerão "eficiência térmica muito maior e alcance muito mais longo" em comparação com os atuais motores Skyactiv-G e Skyactiv-X. Em um esforço para aperfeiçoar o processo de combustão, a japonesa aplicará as lições aprendidas aos motores maiores de seis cilindros. É interessante notar que a montadora japonesa também quer que a nova família de motores inclua motores rotativos. 

Embora o Skyactiv-X não tenha sido um sucesso tão grande quanto a Mazda esperava, eles não estão se desviando de seu plano de "expandir com eficiência a área de combustão SPCCI (Ignição por compressão, como no diesel, controlada por faísca)".

Esse sistema "usa uma faísca para acionar os dois tipos de combustão (compressão ou faísca) de maneiras diferentes, permitindo que o motor alterne perfeitamente entre a ignição por faísca convencional e a combustão por ignição por compressão". O objetivo é obter uma eficiência semelhante à do diesel e, ao mesmo tempo, beneficiar-se da capacidade de alta rotação e das baixas emissões dos motores a gasolina.

Mazda Skyactiv-Z

Mazda

Com o Skyactiv-Z e a nova tecnologia de proteção de calor, é apenas uma questão de tempo até que a Mazda "atinja o limite máximo de combustão". Lambda ("λ" no alfabeto grego) representa a relação ar-combustível. Quando λ é igual a 1,0, a mistura de ar e combustível está perfeitamente equilibrada durante a combustão. Essa proporção ideal garante a combustão completa do combustível, maximizando a eficiência e minimizando as emissões.

Com relação aos motores rotativos, o uso da icônica unidade de potência Wankel será ampliado ainda mais como um extensor de alcance, como visto no MX-30 e-Skyactiv R-EV. Embora o SUV compacto utilize um motor rotativo de 830 cm3 como gerador, uma configuração de rotor duplo mais eficiente e mais potente está sendo desenvolvida para o novo modelo. Essa configuração também foi usada no conceito Iconic SP, que esperamos que acabe chegando às ruas.

Assista o canal do Motor1.com no Youtube


O Honda HR-V Touring 2025 é o seu próximo SUV? A Honda nos convidou para te contar sobre as condições especiais para você levar o Novo Honda HR-V 2025 turbo. Você pode conseguir um bônus de até R$ 15.000, seu usado bem avaliado na troca e as melhores taxas pelo banco Honda. Aproveite para ver mais sobre o Honda HR-V, o carro que levou o prêmio de melhor revenda, na rede de concessionárias com o melhor pós-venda de 2024. #Publieditorial

+ Inscreva-se no Canal do Motor1.com clicando aqui

Leia o artigo completo