Diga olá para o Figure 02. Trata-se de um robô humanoide desenvolvido por uma empresa sediada na Califórnia chamada Figure. Recentemente, a BMW o levou para um test drive na fábrica de montagem de Spartanburg (EUA), onde ele realizou alguns trabalhos de submontagem de componentes para carros.
A montadora está avaliando o robô para uso potencial na fabricação. De acordo com a Figure, esse é o robô humanoide mais avançado atualmente disponível para compra e uso. Em outras palavras, não se trata de uma criação única, como os vários protótipos que vimos da Boston Dynamics. E se a BMW gostar do que está vendo, poderá haver mais desses robôs trabalhando ao lado de humanos para construir seu próximo X5 um dia.
No entanto, não espere que isso aconteça tão cedo. Embora a BMW diga que seu teste recente do Figure 02 foi bem-sucedido, ele ainda está em fase de desenvolvimento e consideração. A montadora enfatiza que não há robôs Figure atualmente na fábrica de Spartanburg, nem há um cronograma para trazê-los para o grupo.
"Os desenvolvimentos no campo da robótica são muito promissores", disse Milan Nedeljkovic, membro do conselho de administração para produção da BMW. "Com uma operação de teste inicial, estamos agora determinando possíveis aplicações para robôs humanoides na produção. Queremos acompanhar essa tecnologia desde o desenvolvimento até a industrialização."
Durante sua recente execução de avaliação, o Figure 02 foi encarregado de inserir peças específicas de chapa metálica em acessórios. Além de monitorar o trabalho, a BMW também observou como o robô interagia com o ambiente ao seu redor. O trabalho foi habilidoso e projetado para demonstrar a capacidade do robô de ser preciso e delicado. Presumimos que ele foi aprovado com louvor, considerando os elogios da BMW.
BMW
BMW
Com os dados coletados, a montadora agora está colaborando com a Figure na preparação para mais desenvolvimento e testes. Ambas as empresas veem o Figure 02 atuando em funções que seriam "ergonomicamente incômodas e cansativas" para os seres humanos, possivelmente culminando com o uso generalizado como parte da visão iFactory da BMW sobre a produção futura.