
A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que autoriza o governo a retaliar países que imponham barreiras comerciais a produtos brasileiros. A tramitação da proposta foi acelerada para que fosse aprovada pelo Congresso em reação ao "tarifaço" anunciado pelo presidente dos EUA, Donald Trump.
O que aconteceu
Proposta foi aprovada em votação simbólica. Apadrinhado pela FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária), o projeto foi relatado pelo deputado da bancada ruralista Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), que não fez alterações no mérito do projeto. Agora o texto vai à sanção do presidente Lula (PT), já que já havia passado pelo Senado.
Motta abriu exceção para agilizar a tramitação. O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), concordou em votar um requerimento de urgência para que o texto fosse incluído na ordem do dia. O chefe da Casa tem evitado o mecanismo que agiliza a tramitação de projetos para que as matérias sejam discutidas nas comissões temáticas, mas abriu uma exceção para o projeto de hoje. A urgência foi aprovada por 361 favoráveis, dez contrários e duas abstenções.