Congresso aprova projeto para 'desnegativar' empresas e pessoas físicas do RS

há 7 meses 20
Botijões de gás flutuam em enchente em Canoas (RS)
Botijões de gás flutuam em enchente em Canoas (RS) Imagem: Adriano Machado - 16.mai.24/Reuters

O Congresso Nacional aprovou em sessão conjunta nesta quinta-feira (29) um projeto de lei que prevê a facilitação ao crédito para os atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul. A matéria, que foi aprovada de forma simbólica, altera a Lei Orçamentária de 2024 (LDO) e vai à sanção do presidente da República.

O texto institui a adoção de medidas excepcionais para a retomada de atividades produtivas, com a dispensa às agências financeiras oficiais de fomento de observar impedimentos e restrições legais para o acesso ao crédito de pessoas físicas e jurídicas, com residência, domicílio, sede ou estabelecimento nos municípios atingidos pela calamidade no Estado gaúcho.

Na prática, o projeto propõe o que os ministros do governo vêm chamando de "desnegativação". Indústrias, agroindústrias e produtores do Rio Grande do Sul têm relatado ao Executivo dificuldades no acesso às linhas de crédito e às renegociações das dívidas em virtude das restrições anteriores junto a bureaus de crédito, como o Serasa.

Leia o artigo completo