Com programa vago, Datena defende “tolerância zero” contra o crime e UBS por mais 2h

há 3 meses 4

Em sua primeira disputa eleitoral, já estreando com uma candidatura à prefeitura de maior cidade do Brasil, o apresentador José Luiz Datena (PSDB) já reconheceu publicamente, diversas vezes, que seu plano de governo foi feito às pressas, tem algumas inconsistências e será aperfeiçoado caso ele se eleja prefeito.

Considerado vago por especialistas, sem um maior detalhamento de algumas propostas, o documento começa com um texto, em primeira pessoa, no qual o próprio Datena diz que seu programa está aberto a ideias “que a população e os técnicos forem me oferecendo nessa caminhada”.

“Obra fechada é texto literário. Programa de governo é dinâmico e aberto o suficiente para respeitar evidências, corrigir rumos e incorporar o que for bom para o povo”, esclarece o candidato tucano.

Continua depois da publicidade

Entre as principais propostas apresentadas por Datena, estão o fortalecimento e a ampliação da Guarda Civil Metropolitana (GCM), a ampliação do monitoramento por câmeras e do reconhecimento fácil para aumentar a segurança na cidade e a expansão da parceria com a Polícia Militar (PM-SP) na Operação Delegada.

Leia aqui o programa de governo de José Luiz Datena (PSDB)

Segurança pública

O candidato do PSDB à prefeitura de São Paulo (SP) afirma, logo no início de seu plano de governo, que o ponto de partida para que uma política de enfrentamento da violência e combate à criminalidade seja efetiva é a articulação de “todas as forças responsáveis pela preservação da ordem pública e da segurança das pessoas e do patrimônio“.

Continua depois da publicidade

Sem entrar maiores detalhes, Datena se compromete a fortalecer a GCM, “com poder de polícia, serviços de inteligência e investigação e também atuando no apoio ao policiamento da Polícia Militar e na proteção ambiental”.

Assim como alguns de seus adversários na corrida eleitoral, Datena diz que irá ampliar o atual efetivo da GCM, de 7 mil agentes, e estender o uso de câmeras policiais para os guardas municipais.

Ainda no tópico da segurança pública – talvez a grande prioridade de seu plano de governo –, Datena afirma que é necessário investir mais em inteligência, informação e “utilização das modernas tecnologias hoje disponíveis para o combate ao crime”.“Neste sentido, vou aumentar o monitoramento por câmeras com reconhecimento facial e espalhá-las por toda a cidade”, diz o tucano.

Continua depois da publicidade

Outro compromisso de campanha do candidato do PSDB é expandir a parceria com a PM-SP na Operação Delegada. Segundo Datena, novamente sem detalhar como isso seria feito, “um dos alvos será coibir com vigor as estruturas de receptação de celulares roubados e furtados, bem como o combate à pirataria, ao contrabando, à sonegação fiscal e a outras manifestações de desordem urbana”.

Cracolândia e “tolerância zero”

José Luiz Datena garante que seu governo terá “tolerância zero” contra as drogas. “Vou atuar fortemente para impedir que a droga chegue às dezenas de cracolândias que políticas mal planejadas espalharam pela cidade”, diz o candidato.

Datena promete, ainda, “buscar soluções para esse problema trabalhando em parceria tanto com o governo estadual, na repressão, investigação e punição, quanto com o governo federal”.

Continua depois da publicidade

Ainda na segurança pública, o candidato do PSDB promete ampliar as Patrulhas Guardiãs Maria da Penha, para coibir a violência contra as mulheres.

“A participação e o envolvimento da comunidade serão estimulados por meio dos Conseg (Conselhos Comunitários de Segurança), ajudando a garantir que as políticas e as ações de segurança atendam às reais necessidades da população. O policiamento comunitário será fortalecido para promover a confiança entre a polícia e a população, encorajando a cooperação e a denúncia de crimes”, diz o tucano.

Outro ponto “crucial”, segundo Datena, para diminuir o índice de criminalidade em São Paulo é garantir que a cidade tenha “iluminação pública adequada”. “A fiscalização será ampliada e a exigência do cumprimento do contrato será uma realidade diária. Não existirá nenhum ponto escuro em nossa cidade, priorizando sempre os locais com piores índices de criminalidade”, afirma.

Continua depois da publicidade

Leia também: Confira as principais datas, da campanha à posse dos prefeitos 

Mais 2 horas de funcionamento nas UBSs

Na área da saúde, Datena também não apresenta propostas inovadoras, mas promete ampliar o que já está em operação para melhorar o atendimento aos paulistanos. O candidato diz que o horário de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) será estendido em mais 2 horas por dia e que os equipamentos que funcionam 24 horas serão ampliados na cidade.

“A marcação de consultas com especialistas será feita na própria UBS e também on-line, pelo celular, sem que o paciente tenha que retornar para a fila. Vou buscar parcerias, como as hoje existentes com organizações sociais, para disponibilizar mais dentistas e consultórios de saúde bucal e também mais psicólogos e terapeutas, entre outros profissionais, para atendimento integrativo de saúde mental, necessidade acentuada pela pandemia, sobretudo de crianças, jovens e idosos”, promete o tucano.

Datena volta a mencionar programas já existentes em São Paulo, como o Remédio em Casa e o Mãe Paulistana, e afirma que ampliará e aumentará a eficiência de ambos.

“Vou dar ao ‘Remédio em Casa’ a abrangência que o programa já teve, levando medicamento na porta de casa de quem mais precisa. Também na saúde, prevenir é sempre melhor que remediar. Capaz de resolver a maioria das necessidades de saúde da população, a atenção primária ganhará mais equipes e maior cobertura do Saúde da Família”, diz.

“O Mãe Paulistana, implantado na cidade por gestões tucanas, será ampliado, com cuidado dedicado às gestantes e aos paulistaninhos. As estruturas de vigilância sanitária estarão de fato preparadas para dar respostas adequadas para as cada vez mais frequentes endemias e epidemias, como a da dengue, acentuadas pela emergência climática. São Paulo vai voltar a ser a capital da vacina.”

Escola em tempo integral e alfabetização na idade certa

Na educação, José Luiz Datena promete ampliar o número de alunos que estudam em tempo integral e garantir a alfabetização na idade certa para as crianças.

“A concessão da Bolsa Primeira Infância, para famílias em situação de vulnerabilidade social, será assegurada”, diz o candidato. “As parcerias com organizações sociais e não governamentais em creches conveniadas serão mantidas, sem abrir mão de rigorosa fiscalização dos contratos. Inspirado em exemplos educacionais exitosos como os do Ceará, de Goiás e do Espírito Santo, vou melhorar bastante os indicadores de aprendizagem, como o Ideb. Vou concluir os CEUs prometidos pelo prefeito Bruno Covas, mas não entregues pela atual gestão”, completa Datena.

Leia também: Pesquisas eleitorais são confiáveis? Entenda as diferentes metodologias aplicadas pelos institutos

“Territórios do Emprego”

Um dos poucos novos programas apresentados pelo candidato do PSDB é o “Territórios do Emprego”, que pretende resolver o problema do déficit habitacional em São Paulo.

Segundo Datena, áreas como as regiões próximas à Avenida Jacu-Pêssego, no extremo leste da capital paulista, “merecerão incentivo, inclusive fiscal, para construção de unidades habitacionais, com segurança e integradas a oportunidades de trabalho, infraestrutura urbana, escolas, sobretudo técnicas, e equipamentos de saúde”.

“Vou exigir que pelo menos parte da mão de obra empregada nas construções seja contratada nas proximidades. É necessário aumentar muito a construção de unidades habitacionais de interesse social, aproveitando terrenos menores disponíveis pela cidade e, no centro de São Paulo, buscando dar melhor destinação a prédios hoje desocupados, sempre acompanhado por devidos processos de desapropriação”, afirma o candidato.

Datena diz, ainda, que as favelas terão “atenção especial” em seu governo, com projetos de reurbanização e regularização fundiária, além de reforma das “habitações precárias existentes, por meio de parcerias, mutirões e construções diretas”.

Responsabilidade fiscal

O programa de governo do candidato do PSDB também ressalta a importância de a prefeitura de São Paulo ter responsabilidade fiscal, um compromisso histórico e caro aos tucanos, segundo Datena.

O apresentador promete implementar “programas e políticas públicas factíveis, com planejamento e metas claras, sempre baseadas em evidências mensuráveis”.

“Um projeto articulado e integrado, criativo e inspirado nas melhores práticas nacionais e internacionais de gestão. O mais importante para alcançar todos esses objetivos é ter segurança jurídica e total responsabilidade com o dinheiro do povo”, afirma Datena.

O candidato também se compromete a não criar nenhuma nova toxa e se diz a favor da “redução de impostos”. Datena também diz que pretende rever todos os contratos da atual gestão e garante que fará “mais com menos”, reduzindo “desperdícios” e cortando “gastos supérfluos e desnecessários”.

“Sempre que houver excessos, diminuir a máquina pública, concentrando esforços nos serviços mais essenciais para a população. Também vou adotar um conjunto abrangente de indicadores e metas para acompanhar e avaliar os principais programas e projetos da prefeitura”, afirma.

Leia o artigo completo