Técnico da seleção brasileira feminina de vôlei receberá o prêmio durante a cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico, na próxima quarta, no Rio de Janeiro
Leandro Martins / MPIX / CBV
Somente na seleção feminina, o treinador já tem uma história de 21 anos
O Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou nesta quinta-feira (5) que José Roberto Guimarães, técnico da seleção brasileira feminina de vôlei, é o vencedor do Troféu Adhemar Ferreira da Silva deste ano. Ele receberá o prêmio durante a cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico (PBO), na próxima quarta, no Rio de Janeiro. De acordo com a definição do COB, o Troféu Adhemar Ferreira da Silva “é destinado a personalidades do esporte que representam os valores que marcaram a carreira e a vida do bicampeão olímpico no salto triplo, como ética, eficiência técnica e física, esportividade, respeito ao próximo, companheirismo e espírito coletivo”.
Zé Roberto é um dos maiores vencedores do esporte nacional, responsável por levar as seleções de vôlei a cinco medalhas olímpicas. É o único brasileiro tricampeão olímpico, embora nunca tenha sido premiado com medalhas em razão das regras dos Jogos Olímpicos, que premiam apenas os jogadores. No comando da seleção masculina, ele comandou a equipe na conquista do seu primeiro ouro olímpico nos Jogos de Barcelona-1992. Na equipe feminina, esteve à frente da seleção nos títulos das Olimpíadas de Pequim-2008 e Londres-2012. Ainda pela seleção feminina, tem uma prata (Tóquio, em 2021) e bronze (Paris-224).
Siga o canal da Jovem Pan Esportes e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
“O resultado não pode ser construído a qualquer custo, mas pelo que você batalhou, por todo o sacrifício que realizou. Minha vida toda foi assim. Eu acredito muito no espírito olímpico. Os valores de família, os valores que meu pai me ensinou, os valores que levo como legado do Bebeto, do Jorjão (Jorge Barros), do Paulo Márcio, são valores que eu tento passar que são importantes”, disse Zé Roberto, de 70 anos.
Somente na seleção feminina, o treinador já tem uma história de 21 anos. “A cada ciclo existe uma geração diferente, mas o que eu acredito que a gente tem feito bem é a filosofia não mudar. A ideia do quanto é importante estar entre as melhores do mundo, participar dos Jogos, uma medalha de ouro, quanto é importante representar 220 milhões de brasileiros. É como se fosse uma família em que os pais tentam transferir valores. Esses são os valores da nossa seleção, que a gente tem conservado durante anos.”
Confira a lista dos vencedores do Troféu Adhemar Ferreira da Silva:
- 2001 – Nelson Prudêncio – Atletismo
- 2002 – João Gonçalves Filho – Natação e Polo Aquático
- 2003 – Amaury Antonio Passos – Basquete
- 2004 – Maria Lenk – Natação
- 2005 – Agberto Guimarães – Atletismo
- 2006 – Aída dos Santos – Atletismo
- 2007 – André Gustavo Richer – Remo
- 2008 – João Havelange – Natação e Polo Aquático
- 2009 – Joaquim Cruz – Atletismo
- 2010 – Eder Jofre – Boxe
- 2011 – Bernard Rajzman – Vôlei
- 2012 – Hortência – Basquete
- 2013 – Torben Grael – Vela
- 2014 – Vanderlei Cordeiro de Lima – Atletismo
- 2015 – Gustavo Kuerten – Tênis
- 2016 – Bernardinho – Vôlei
- 2017 – Lars Grael – Vela
- 2018 – Jackie Silva – Vôlei de Praia
- 2019 – Oscar Schmidt – Basquete
- 2021 – Janeth Arcain – Basquete
- 2022 – Daiane dos Santos – Ginástica Artística
- 2023 – Chiaki Ishii – Judô
- 2024 – Zé Roberto – vôlei
Publicado por Luisa Cardoso
*Com informações do Estadão Conteúdo