Cientistas debatem o Antropoceno na USP São Carlos e na UFSCar

há 6 meses 27

Começou na noite desta terça-feira, 15 de outubro, e vai até a quinta, dia 17, o evento Diálogos Avançados: A Ciência Diante do Antropoceno, realizado pela Instituto de Estudos Avançados da USP - Polo São Carlos e pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos). Embora ainda não tenha sido formalizado como uma época geológica diferente, o Antropoceno, fase da história da Terra marcada pelo grande impacto da nossa espécie sobre os mais diversos parâmetros do funcionamento do planeta, tem sido adotado com frequência cada vez maior por cientistas, pensadores e artistas, entre outros, como chave para a compreensão da atual crise ambiental.

Todos os detalhes da programação estão disponíveis neste link.

Os debates, gratuitos e abertos ao público, acontecem presencialmente nos campi da USP e da UFSCar em São Carlos, no interior paulista, mas podem ser assistidos ao vivo pelos canais do YouTube de ambas as universidades (aqui e aqui). A palestra de abertura, "Îandê Yby (Somos a Terra) e não donos dela: já somos um outro mundo possível", de Casé Angatu, já está disponível na plataforma. Confira abaixo.

O evento prossegue neste dia 16, a partir das 14h, com duas mesas-redondas: "De que falamos quando falamos de Antropoceno", com José Eli da Veiga e Vera Cepêda, no Auditório do Instituto de Estudos Avançados e Estratégicos da UFSCar; e "Biodiversidade, morte e vida das espécies", com Hugo Sarmento e Stelio Marras, no mesmo auditório.

No dia 17, mais duas mesas, desta vez no Auditório Jorge Caron, da USP de São Carlos, também a partir das 14h: "Vida e energia", com Ernesto Chaves Pereira e Sonia Maria Barros de Oliveira; e "Urbanização planetária, ecologias e desigualdades", com Marcel Fantin e Maria Aparecida de Moraes Silva.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Leia o artigo completo