Chocolates e azeite mais caros deixam a Páscoa de 2025 mais salgada

há 1 semana 4

Pescados para o almoço de Páscoa permanecem com preço estável. Em um ano, a proteína teve variação negativa de apenas 0,1%. No entanto, o alimento acumula variação de 19,15% no acumulado dos últimos 12 meses. A cesta de consumo traz também a inflação das balas e dos biscoitos, com elevações de, respectivamente, 30,8% e 46,2% desde 2020.

Estratégias ajudam a driblar alta

Planejamento dos gastos funciona como aliado contra a inflação. "Pesquisar preços, explorar formatos alternativos e definir um orçamento são passos essenciais para evitar compras impulsivas", orienta Thaisa Durso, educadora financeira da Rico. Ela explica que os ovos têm preço mais elevado do que o chocolate em barra e, por isso, a atenção aos preços resulta em economia.

Pesquise opções fora dos supermercados e das grandes marcas. Durso afirma que a compra de ovos de chocolate artesanais ou caseiros contribui para um gasto menor. "Experiências compartilhadas, como caça aos ovos e encontros familiares, são alternativas econômicas que mantêm o encanto da data", reforça.

Com essas estratégias, é possível aproveitar a Páscoa de forma especial sem comprometer as finanças, equilibrando tradição e planejamento financeiro.
Thaisa Durso, educadora financeira da Rico

Leia o artigo completo