China apela à União Europeia por cooperação contra tarifaços de Trump

há 1 semana 5
Xi Jinping pode fortalecer ligações da China com a Europa
Xi Jinping pode fortalecer ligações da China com a Europa Imagem: NOEL CELIS/AFP

O presidente chinês Xi Jinping pediu hoje à União Europeia (UE) para que os países possam resistir unidos ao assédio norte-americano em meio à guerra tarifária deflagada por Donald Trump ao longo da semana.

O apelo aconteceu durante uma reunião com o chefe do governo espanhol, Pedro Sánchez, em uma visita à Pequim. Xi Jinping afirmou que a UE e a China "formaram uma estreita relação de simbiose econômica, com a sua produção econômica combinada excedendo um terço do total mundial". O PIB da China somado ao PIB da UE superaram os US$ 34 trilhões em 2023, segundo o site de metadados Dados Mundiais.com.

Xi Jiping pediu para que os países do bloco possam trabalhar junto à China para cumprir com "suas responsabilidades internacionais", "trabalhem juntas para proteger a globalização econômica" e "resistam conjuntamente à intimidação unilateral" imposta pelos Estados Unidos.
"Não há vencedor em uma guerra tarifária, e ir contra o mundo só resultará em autoisolamento", disse Xi. O mandatário ainda ressaltou que a "China permanecerá confiante e focada em administrar bem os próprios assuntos".

Leia o artigo completo