Nesta semana, o programa Carona conta como é o novo Chevrolet Blazer, que retorna ao mercado importado do México em configuração 100% elétrica.
Com preço ainda não anunciado na data da publicação deste vídeo, o Blazer EV desembarca no Brasil na versão RS, equipada com um motor elétrico e tração traseira.
Além do visual esportivo, que inclui belas rodas de liga leve de 21 polegadas, o SUV da General Motors traz boas especificações em termos de desempenho: são 347 cv de potência e 44,9 kgfm de torque.
Com esses números, a aceleração de zero a 100 km/h acontece em 5,8 segundos e a velocidade máxima é de 190 km/h.
No primeiro contato com o lançamento da GM, o apresentador Jorge Moraes mostra detalhes como a central multimídia MyLink com uma enorme tela de 17,7 polegadas - por meio dela, dá para configurar quase tudo no automóvel.
Quanto à autonomia, a Chevrolet informa 481 km segundo medição do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). As baterias trazem capacidade de respeitáveis 102 kWh.
Em relação do design, o Blazer EV é bem chamativo e traz grade dianteira iluminada, o que inclui o logotipo da gravata que identifica os carros da Chevrolet.
Itens como teto solar panorâmico, head-up display, alerta de colisão e frenagem automática de emergência vêm de série neste lançamento.
No quadro Autosserviço, Moraes alerta para a importância de manter em bom estado do filtro do ar-condicionado, também conhecido como filtro de cabine.
Responsável por impedir a entrada de sujeira e outras impurezas no interior do automóvel, esse filtro nunca deve ser limpo com jato de ar, pois o equipamento pode danificar e impedir o funcionamento esperado da peça.
O serviço de limpeza do filtro deve ser feito por profissionais especializados e pode ser acompanhado da higienização dos dutos do sistema de climatização, para remover eventual mau cheiro e eliminar bactérias e fungos do equipamento.
Outra recomendação importante é realizar a troca do filtro de cabine no prazo indicado no manual do veículo.
Esta edição do Carona traz, ainda, avaliação do Citroën Aircross na versão topo de linha Shine, com preço sugerido de R$ 137.490 e espaço para até sete ocupantes.
Concorrente direto da Chevrolet Spin, o Aircross tem versões com preços a partir de R$ 114.990 e todas são equipadas com o competente motor 1.0 turbo flex de três cilindros originário da Fiat, capaz de render 130 cv e 20,4 kgfm.
Independentemente da configuração escolhida, a transmissão é sempre CVT com sete marchas simuladas, que explora bem o torque disponível e contribui para o baixo consumo de combustível.
Medindo 4,23 m de comprimento, 1,72 m de largura, 1,66 m de altura e 2,67 m de distância entre-eixos, o SUV da Citroën traz bom espaço interno e, nas versões com cinco lugares, tem porta-malas espaçoso, com capacidade para 493 litros
Com a terceira fileira de assentos levantada, nas versões de sete lugares, o espaço para as bagagens é reduzido a 50 litros. Essas configurações para mais passageiros vêm com saídas do ar-condicionado no teto, recurso bastante conveniente para o conforto dos ocupantes.
Por fim, Moraes conversa e tira dúvidas da audiência sobre o mercado automotivo e futuros lançamentos no quadro Fala Carona.