Chega à Estação Espacial missão que permitirá volta de astronautas da Starliner à Terra

há 2 semanas 8

Uma cápsula da SpaceX chegou à Estação Espacial Internacional (ISS) no início deste domingo (16) em uma missão que permitirá que os astronautas Barry Wilmore e Sunita Williams, da Nasa, retornem para casa. Eles estão na ISS desde junho do ano passado.

A Crew Dragon acoplou à ISS à 1h04 deste domingo, cerca de 29 horas depois de ser lançada do Centro Espacial Kennedy da Nasa, na Flórida, Estados Unidos.

A tripulação da missão Crew-10 foi recebida pelos sete membros da estação. A Crew-10 é formada por dois astronautas da Nasa, Anne McClain e Nichole Ayers, um da Jaxa, o japonês Takuya Onishi, e o cosmonauta Kirill Peskov.

Wilmore e Williams devem partir da ISS às 5h da próxima quarta-feira (19), juntamente com o astronauta da Nasa Nick Hague e o cosmonauta Aleksandr Gorbunov.

Hague e Gorbunov voaram para a ISS em setembro em uma nave Crew Dragon com dois assentos vazios para Wilmore e Williams, e essa nave está acoplada à estação desde então.

A tripulação da Crew-10 está programada para permanecer na estação por cerca de seis meses.

A missão de troca de tripulação se envolveu em política, já que Trump e seu conselheiro Elon Musk, que também é CEO da SpaceX, instaram para um lançamento mais rápido da Crew-10. Eles alegaram, sem evidências, que o antecessor de Trump, Joe Biden, havia abandonado Wilmore e Williams na estação por motivos políticos.

Tendo visto sua missão se transformar em uma rotação normal da Nasa para a ISS, Wilmore e Williams têm realizado pesquisas científicas e conduzido manutenção de rotina com os outros cinco astronautas.

Williams disse aos repórteres neste mês que estava ansiosa para voltar para casa e ver seus dois cachorros e família. "Tem sido uma montanha-russa para eles, provavelmente um pouco mais do que para nós", disse ela.

Leia o artigo completo