Ceará recebe investimento da Vestas e deve ter novo polo automobilístico

há 4 meses 14

Alckmin esteve no Ceará, mas não acompanhou o anúncio da Vestas. Havia a expectativa de que o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, participasse do evento na Vestas, já que durante a manhã ele esteve em outro anúncio econômico ao lado do governador do Ceará, Elmano de Freitas. Por questões de agenda, Alckmin seguiu para o Rio de Janeiro para acompanhar outro evento.

Polo Industrial Automobilístico do Ceará

Novo polo industrial. O governador Elmano de Freitas e o vice-presidente Geraldo Alckmin anunciaram na manhã de hoje, no Palácio da Abolição, em Fortaleza, o Polo Industrial Automobilístico do Ceará.

Modelo inovador. O funcionamento do polo será baseado em um modelo inédito de planta automotiva multimarcas no país e terá aporte inicial de R$ 400 milhões e deve gerar 255 empregos diretos somente na primeira fase. Para os próximos anos, a expectativa é de geração de 9 mil empregos diretos e indiretos.

O empreendimento será dedicado à produção de veículos eletrificados e/ou híbridos, por encomenda de terceiros. O modelo de negócios, já é bem-sucedido em outros países, permite que montadoras estabelecidas e novas marcas ingressem no mercado brasileiro com produção local. A planta terá capacidade para produzir 40 mil veículos na primeira fase, distribuídos em modelos para marcas distintas. Os primeiros veículos devem sair da linha de montagem no primeiro semestre de 2025, marcando um novo capítulo na industrialização do setor automotivo nacional.

Incentivo a produção de veículos elétricos e híbridos. Com a promulgação do programa Mover - Programa de Mobilidade Verde e Inovação do Governo Federal, ficaram estabelecidas as condições para o investimento, criando regras claras para produção e comercialização de veículos no Brasil, com especial incentivo a veículos de nova energia, que estão no foco do novo empreendimento.

Leia o artigo completo