A Cátedra Otavio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade apresentará, na próxima quarta-feira (11), às 14h, a palestra "Vivendo no mundo dos algoritmos como instituições". A apresentação será feita pelo pesquisador e professor Virgílio Augusto Fernandes Almeida.
O evento ocorrerá no auditório da Folha, no centro de São Paulo, e poderá ser acompanhado presencialmente por profissionais do jornal, pesquisadores da cátedra e convidados. Haverá transmissão ao vivo pela TV Folha e pelo canal do jornal no YouTube.
Parte da palestra será baseada no livro "Algorithmic Institutionalism: The Changing Rules of Social and Political Life" (Oxford University Press), do qual Almeida é um dos autores.
O docente pretende propor reflexões sobre os algoritmos como instituições que operam profundamente nas relações humanas, moldando escolhas e ações, e impactando a forma como distribuímos recursos e compreendemos o mundo.
Almeida é professor emérito do Departamento de Ciência da Computação da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e professor associado ao Berkman Klein Center de Harvard, além de membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento (TWAS). Ele ainda ocupa a Cátedra Oscar Sala do Instituto de Estudos Avançados da USP.
De 2011 a 2015, foi secretário Nacional de Políticas de Informática do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Também já coordenou o Comitê Gestor da Internet no Brasil.
A cátedra foi lançada em fevereiro de 2021, no centenário da Folha. A iniciativa homenageia o jornalista Otavio Frias Filho (1957-2018), que liderou o projeto de modernização deflagrado pelo jornal em 1984 e dirigiu a Redação até sua morte.
Recentemente, o matemático Marcelo Viana assumiu como novo titular da cátedra. Ele é pesquisador titular e diretor-geral do Impa (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), além de colunista da Folha.
O ciclo 2024-2025 da cátedra aborda o tema "Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento".