Caso de vencedor da Mega-Sena: quando testamento pode ser anulado?

há 4 meses 13

Qualquer um pode fazer um testamento, sem que haja quantia mínima. Não precisa de um montante, basta ter um bem ou querer assegurar um certo bem-estar financeiro de alguma pessoa. "Por exemplo, se o testador quer deixar seus bens em usufruto para a esposa, que não tem renda, é uma forma de não deixá-la desamparada perante a Justiça."

É possível mudar as condições do seu testamento quantas vezes quiser. A única condição é sempre mantê-la na mesma modalidade. Se o primeiro for público, é preciso que os seguintes também sejam pela via pública. Assim que é feita a mudança, o documento anterior perde a validade e o mais atual se torna o único vigente. No caso do ganhador da Mega Sena, por conta do imbróglio jurídico, a Justiça decidiu validar o segundo testamento feito pelo lavrador, e anular o terceiro e o quarto.

Não é obrigatório consultar um advogado para fazer um testamento. Mas, segundo Maia, uma assessoria jurídica pode ajudar o testador a cumprir seus objetivos. "Para uma pessoa leiga, uma ajuda profissional pode ser fundamental para que o testamento cumpra com a vontade de testador."

Testamento público x testamento privado

No Brasil, o tipo mais comum e mais seguro é o testamento público, por ser registrado em cartório.

Há também o testamento particular, menos utilizado e menos recomendado. "Os advogados sempre sugerem o público, porque o particular tem mais chances de ser impugnado", diz. Nessa modalidade, o próprio testador redige o documento e não precisa ser registrado em cartório, mas precisa ser lido e assinado por quem escreveu e com ao menos três testemunhas para subscrever o documento.

Leia o artigo completo