Carla Zambelli se diz arrependida por perseguição e abandonada por Bolsonaro

há 1 dia 3

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) disse estar arrependida do episódio em que, com uma arma em punho, perseguiu um homem na véspera das eleições de 2022 em São Paulo. Em entrevista à “Folha de S.Paulo”, Zambelli, que foi uma das principais aliadas de Jair Bolsonaro, declarou ainda se sentir abandonada pelo ex-presidente.

“Não só eu como outras pessoas também perderam a amizade do presidente no momento que precisaram”, disse Carla Zambelli. Na semana passada, Bolsonaro responsabilizou a deputada por, com o episódio da perseguição, ter causado a derrota dele nas urnas naquele ano.

Carla Zambelli enfrenta um momento crítico, com o Supremo Tribunal Federal (STF) prestes a condená-la a 5 anos e 3 meses de prisão em regime semiaberto, à perda de mandato por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal. A deputada, que se destacou como porta-voz do discurso bolsonarista contra as urnas eletrônicas, busca reverter uma condenação por desinformação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Zambelli disse que esperava apoio de Bolsonaro, em retribuição pela lealdade que dedicou a ele desde 2013. Ela afirmou que não participará de atos em apoio a Bolsonaro. Ainda assim, defendeu a inocência de Bolsonaro em relação às acusações de envolvimento em uma trama golpista e classificou as alegações como “absurdas”.

Sobre a ocasião em que perseguiu e apontou uma arma para um homem na rua, em São Paulo, a deputada reconheceu ter sido uma “atitude infeliz”. “Na hora a cabeça ferveu e eu queria bater nele. Minha ideia ali nunca era sacar a arma. Era trocar soco com ele, a princípio. E depois que teve o tiro, eu tirei a arma.”

Presidenciáveis da direita para 2026

A deputada sugeriu os nomes de Michelle e Eduardo Bolsonaro como possíveis representantes da direita nas eleições de presidenciais de 2026. Ela disse que não apontaria para essa função o nome do governador paulista Tarcísio de Freitas.

Continua depois da publicidade

Apesar dos processos que enfrenta da Justiça, Carla Zambelli expressou a intenção de retornar à política em 2030.

Leia o artigo completo