O BYD Dolphin Mini foi o carro elétrico mais vendido do Brasil em agosto, mas isso já foi notícia, conforme os dados do balanço mensal de emplacamentos publicado pelas principais entidades do setor. Mas agora, o subcompacto elétrico da BYD surpreendeu ao se tornar o modelo mais vendido no mês passado entre todos os automóveis e comerciais leves no Distrito Federal.
Mais vendido entre os carros elétricos, como dissemos, o BYD Dolphin Mini emplacou 2.298 em todo o país em agosto. Na capital federal, foram 354 unidades vendidas, número suficiente para superar a então líder Fiat Strada (315) e quebrar a hegemonia da picape compacta, campeã nos demais estados da região Centro Oeste.
Os dados foram compilados pelo analista de mercado do Motor1 Brasil, Thiago Parísio, que mostram um market share de 15% das vendas nacionais para o pequeno carro elétrico da BYD no Distrito Federal. O bom desempenho do Dolphin Mini em Brasília se explica, entre outras coisas, pela forte participação de eletrificados como um todo naquele mercado.
Em agosto de 2024, a cidade de São Paulo liderou o ranking de emplacamentos de veículos leves eletrificados, com um total de 1.927 unidades. Em seguida, Brasília registrou 1.390 emplacamentos, seguida pelo Rio de Janeiro com 558, Curitiba com 467 e Belo Horizonte com 444 veículos. Em relação aos estados, São Paulo também se destacou com 4.624 emplacamentos de veículos leves eletrificados, enquanto o Distrito Federal contabilizou 1.390, Paraná 1.016, Santa Catarina 969 e o Rio de Janeiro 871.
Nacionalmente, das 2.298 unidades vendidas em agosto, o Dolphin Mini teve a preferência dividida entre as duas variantes: versão de quatro lugares (1.182) e versão de cinco lugares (1.114).
Fonte: Motor1 / ABVE