Brasília tem segundo aeroporto de médio porte mais pontual do mundo; veja o ranking

há 22 horas 2

O aeroporto de Brasília foi eleito o segundo mais pontual do mundo entre os aeroportos de médio porte, que atendem entre 15 milhões a 25 milhões de passageiros por ano, de acordo com o ranking anual feito pela empresa de inteligência aérea Cirium.

O aeroporto da capital federal registrou um índice de 88,19%, sendo superado apenas pelo Aeroporto Internacional de Tocumen, no Panamá, que obteve 90,34%.

O critério utilizado para determinar a pontualidade é simples: um voo é considerado pontual quando chega ao destino com até 15 minutos de atraso em relação ao horário programado.

Entre os aeroportos de médio porte, o Brasil ainda tem o Santos Dumont, no Rio de Janeiro, na quarta posição, com 88,17%.

O aeroporto de grande porte que teve o maior índice de pontualidade foi o Aeroporto Internacional King Khalid, em Riad, na Arábia Saudita, com uma taxa de pontualidade de 86,65%.

No top 10, o Aeroporto Jorge Chávez, em Lima, se posicionou em segundo lugar com 84,57%, seguido pelo Aeroporto Internacional da Cidade do México, que atingiu 84,04%.

Os aeroportos dos Estados Unidos também marcam presença na lista, com o Aeroporto Internacional de Salt Lake City em quarto lugar (83,80%), seguido por Minneapolis-Saint Paul, Washington-Dulles e Detroit, que ocupam, respectivamente, a sexta, sétima e oitava colocações.

Folha Mercado

Receba no seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.

Na categoria de aeroportos pequenos, o Aeroporto Internacional de Guaiaquil obteve a melhor classificação, com uma pontualidade de 91,38%. O Aeropuerto Mariscal Sucre, em Quito, ficou em segundo lugar (90,05%), enquanto o Aeroporto Internacional da Cidade do Cabo completou os três primeiros com 89,39%.

O Aeroporto Internacional de El Salvador ficou em quarto lugar (89,33%), seguido pelo Aeroporto Internacional Pinto Martins de Fortaleza (85,32%) e pelo Aeroporto Internacional de Salvador (85,1%).

Leia o artigo completo