Bolsa e dólar: BC do Japão acalma mercados

há 4 meses 16

Por que isso é importante?

O aumento de juros no Japão e a valorização do iene feita pelo BoJ provocaram a "Black Monday". Na última segunda-feira (5), mercados do mundo inteiro viram uma debandada de investidores. No Japão, o índice Nikkei 225 caiu 12,4% , o maior declínio em um dia desde 1987.

Isso aconteceu basicamente por conta de operações de "carry trade". Como o país oriental tinha a menor taxa do mundo, muitos investidores emprestavam dinheiro lá e aplicam em países onde a taxa é alta, como o Brasil e os Estados Unidos. Com a alta dos juros e a valorização do iene, essa operação perdeu rentabilidade e os investidores passaram a vender ativos para pagar os empréstimos japoneses. Assim, houve uma fuga de dinheiro saindo do Brasil, desvalorizando o real.

E como fica o real daqui para frente?

Deve continuar com muita instabilidade e em alta, mas num patamar menor que o atual. O Itaú, por exemplo, revisou para cima sua previsão para a cotação da moeda americana para o fim do ano. A projeção subiu de R$ 5,30 para R$ 5,50 reais por dólar até o final de 2024.

O banco cita a queda na rentabilidade das exportações para isso. Em relatório divulgado nesta quarta, o banco diz que haverá uma "deterioração da conta corrente com perda de força da balança comercial e aumento do déficit de serviços e rendas".

Leia o artigo completo