O dólar comercial começou o dia em alta de 1,55%, vendido a R$ 5,763. O turismo tinha alta de 1,10%, para R$ 5,976.
Inflação
A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou outubro em 0,56%. Houve uma aceleração do ritmo de alta em relação a setembro, quando o índice registrou 0,44% de alta. O resultado do mês ficou acima da expectativa, que era de avanço de 0,54% do índice.
Em 12 meses, a inflação acelerou de 4,42% para 4,76%. "É uma situação que preocupa, pois a inflação corrente já roda acima do teto superior da meta do Banco Central, que é de 4,5% ao ano", diz Marcelo Bolzan, estrategista de investimentos, planejador financeiro e sócio da The Hill Capital.
Desta maneira, o Banco Central deve continuar subindo os juros. Isso prejudica a Bolsa de Valores, pois as empresas ficam mais endividadas e com mais dificuldades para vender. Os investidores também acabam saindo do mercado de renda variável e indo para aplicações de renda fixa. A dívida do governo também sobe com juros mais altos, agravando o risco fiscal.
Medidas de corte
A reunião que começou na manhã de quinta-feira (7) e terminou só no fim da tarde não teve conclusão. Outra entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministros começa hoje por volta de 14h. A participação dos ministros da Educação, Saúde e Trabalho foi lida como sinal de que o pacote pode vir com força.